Campus de Ji-Paraná sedia Seminário Educação de Surdos da Região Norte


Publicado em: 07/11/2018 08:14:50.595



    Os Campi da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Ji-Paraná estão sediando o Seminário Educação de Surdos da Região Norte. O evento teve início na terça-feira, 6, e prossegue até a quinta-feira, 8 de novembro, numa promoção do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com o apoio da UNIR, da Semed de Ji-Paraná, do Grupo de Estudos Interativos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI/UNIR) e do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS).
    O seminário é gratuito e o seu público-alvo é composto por professores, técnicos, diretores de escola; pessoas surdas e familiares; estudantes universitários e pesquisadores; tradutores/intérpretes de Língua de Sinais (LIBRAS); profissionais da área de Saúde e outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com surdos.
    Em seus três dias de realização haverá palestras, debates, oficinas e roda de conversa, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, em articulação com as áreas de saúde e assistência social, bem como de orientar e apoiar os sistemas de ensino brasileiros na construção de políticas públicas locais nessas áreas. 
    O evento, que alcançou o número de 350 pessoas inscritas, faz parte de ações da UNIR em busca da melhoria da qualidade educacional voltada aos acadêmicos com deficiência, em cumprimento do seu dever de promover a conscientização e capacitação do corpo docente, técnicos e demais servidores, focando no alcance de uma de suas principais metas, que é a  promoção de educação de qualidade para todos.
    O INES fornecerá certificação a todos os participantes do seminário que obtiverem no mínimo 16 horas de frequência.
  Na terça-feira, 6, primeiro dia do Seminário Educação de Surdos da Região Norte, foram desenvolvidas as seguintes palestras, no auditório do IFRO:   
- Políticas públicas na área da surdez;
- Tradução e interpretação da Libras;
- Libras no contexto escolar, social e familiar; Língua portuguesa como segunda língua;
- Surdos na educação básica: níveis, modalidades e interdisciplinaridade;
- Recursos didáticos pedagógicos;
- Aspectos fonoaudiológicos: diagnóstico e atendimento do indivíduo surdo;
- Surdez e outros comprometimentos

    Nesta quarta-feira, 7, e na quinta-feira, 8, no Campus da UNIR em Ji-Paraná, acontecerão as Oficinas:

- Educação bilíngue: concepções e implicações práticas;
- A atuação de tradutores e intérpretes de libras;
- Ensino de libras como L1;
- Metodologia de ensino de língua portuguesa como L2;
- O surdo na educação básica – 1º segmento;
- Produção de materiais didático-pedagógico para surdos;
- Aspectos fonoaudiológicos: diagnóstico e atendimento do indivíduo surdo;
- Surdez e outros comprometimentos