Grupo de pesquisa realiza oficina de montagem de documentário


Publicado em: 12/11/2018 09:22:50.884


    O Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 14h às 17h30, no Auditório do Bloco Central do Campus de Vilhena, uma oficina de montagem de documentário. A atividade será ministrada por Letizia Nicoli, professora de edição cinematográfica e documentário.
    A oficina tem como público-alvo os estudantes do curso de Jornalismo e objetiva discutir o processo de montagem no documentário, abrangendo as principais aproximações acerca do tema e envolvendo as experiências do grupo de participantes em exercícios de audiovisual de não-ficção.
    Dentre as principais questões que serão abordadas estão as diferentes possibilidades do roteiro de documentário; as funções específicas do montador e do diretor; os processos de preparação para a roteirização final; o roteiro de edição e os materiais específicos de organização do montador; alguns elementos básicos dos softwares de edição não-linear; aproximações e distanciamentos entre a montagem de documentário e a edição de reportagem no telejornalismo.
    Está previsto também o relato de uma experiência com a exibição do curta-metragem “Um pouco de tudo, talvez” (2017) de Gilberto Alexandre Sobrinho, que foi montado por Letizia, para uma reflexão sobre o processo de edição com a visualização de imagens brutas e alguns cortes iniciais.

           
    Sobre a convidada 
    Letiza Nicoli é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente está em fase de doutoramento.  Atuou profissionalmente como diretora de imagens, editora e montadora em televisão, vídeo e cinema.
    A oficina é uma ação prevista no âmbito do projeto de pesquisa “Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)”, coordenado pelo professor Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo, e aprovado na Chamada Universal CNPq nº 01/2016.