Publicado em: 16/11/2018 09:33:57.427

Na tarde da última terça-feira, 13 de novembro de 2018, os alunos da disciplina de Biossegurança do curso de Biologia, Campus de Porto Velho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participaram de uma atividade de vivência acadêmica sobre a NR 23 – Norma regulamentadora que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no artigo 200 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), cujo inciso IV dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas.
Segundo a professora doutora Elieth Mesquita, docente responsável pela disciplina de Biossegurança, o objetivo da atividade extraclasse é complementar o trabalho realizado em sala de aula, atendendo às práticas de políticas pedagógicas.
“A atividade extraclasse configura-se como um recurso didático para que o aluno possa articular a teoria e a prática, através da observação e da associação, podendo analisar o vivido e o concebido, pois o processo educacional é consolidado pelo tripé: escola, família e sociedade. Sendo assim, a visita de acadêmicos universitários possibilita a formação do profissional cidadão cada vez mais junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo”, explicou a professora.
O treinamento foi composto por dois momentos distintos. Em primeiro lugar houve uma atividade teórica, em sala de aula, sobre os temas: princípio do fogo e seus elementos, forma de propagação, forma de contenção, forma de extinção, classificação da origem e extintores adequados para cada tipo de material combustível.
Num segundo momento, os discentes foram encaminhados para um campo aberto a fim de que aprendessem a manipular os extintores, de diferentes modalidades, e tivessem uma noção do alcance de cada produto e dos riscos de utilizá-los no combustível inadequado.
A atividade contou com o apoio da direção do Campus de Porto Velho, que disponibilizou o ônibus da UNIR para transportar os alunos até o centro de treinamento, além de ceder os extintores de incêndio (água, pó químico e CO2) utilizados na atividade. Contou também com o apoio do Departamento de Biologia da UNIR e da Escola NR Treinamentos, localizada na Vila Tupi e coordenada pelo sargento bombeiro Rique Nelson Loureiro Rodrigues.