Publicado em: 23/11/2018 11:56:31.648
Na quinta-feira, 22, aconteceu a abertura do I Simpósio sobre Envelhecimento Saudável, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A solenidade aconteceu, às 16h, no auditório da UNIR Centro.
O projeto de extensão “Promovendo a Saúde da Pessoa Idosa na Comunidade” tem ênfase na promoção do envelhecimento ativo e saudável; atenção integral à saúde da pessoa idosa; estímulo às ações intersetoriais, visando a integralidade das ações, a qualidade de atenção à saúde do idoso e o fortalecimento de participação social; formação e educação permanente dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), na área de saúde da pessoa idosa e apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas. Nessa perspectiva, o Departamento de Enfermagem (DENF) da UNIR propôs a reedição do referido projeto de extensão, institucionalizado desde 2011 na UNIR, sob a coordenação da Professora Valéria Moreira da Silva.
Inicialmente, foi implementado, na Associação de Idosos Adeli Bento da Silva, no bairro Marcos Freire, e nesta reedição foi ampliado ao Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município de Porto Velho.
As atividades propostas são: educação em saúde direcionada à pessoa idosa por meio de rodas de conversas sobre prevenção de quedas, alimentação saudável, malefícios do tabagismo e alcoolismo, sexualidade e envelhecimento saudável, oficinas sobre qualidade de vida e saúde do idoso, oficina de fotografias e atividades artesanais, dança circular no sentido de ampliar a percepção, a atenção e a concentração.

O projeto tem como objetivo geral efetivar práticas de saúde crítica e reflexiva, à luz das necessidades de saúde do idoso, realizando ações educativas participativas e de saúde na comunidade, visando buscar alternativas para o envelhecimento saudável, no Centro de Convivência do Idoso.
Na abertura do evento, fizeram parte da composição da mesa de honra o reitor da UNIR, professor Ari Miguel Teixeira Ott, a Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR, professora Marcele Regina Nogueira Pereira; o Diretor do Núcleo de Saúde (NUSAU), professor José Juliano Cedaro; aVice chefe do DENF da UNIR, professora DanielaBorba e o Secretário Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF), Claudinaldo Leão da Rocha.

Depois dos pronunciamentos dos integrantes da mesa de honra, houve uma apresentação musical com a dupla Jefter e Mateus, da Escola Municipal Som no Leste.
O Simpósio sobre Envelhecimento Saudável tem continuidade nesta sexta, 23, pela manhã, com uma apresentação de carimbó, no CCI. Durante a tarde, a partir das 13h30, no auditório da UNIR Centro, ocorrerá a apresentação oral de trabalhos científicos e, na sequência, será desenvolvida uma mesa de discussões sobre o tema “Organização dos serviços de saúde para o incentivo ao envelhecimento saudável e ativo”. Os participantes da mesa serão o enfermeiro, especialista em envelhecimento e saúde do idoso, Pedro Augusto Paula do Carma; a enfermeira, mestre em gerontologia, Iglair Régis de Oliveira; a psicóloga diretora do Departamento Social de Proteção Básica (SEMASF), Adriane do Nascimento Soares, e, na coordenação dos trabalhos, a enfermeira, doutora em enfermagem em saúde pública, a docente do DENF/UNIR, Nathalia Halax Orfão.

Também no auditório da UNIR Centro, às 15h, haverá outra mesa de discussões, formada pela enfermeira, doutora em Biologia de agentes infecciosos e parasitários, docente do DENF/UNIR, Jeanne Lúcia Gadelha de Freitas, pelo médico e fisioterapeuta, mestre em Gerontologia, Omar Rahhal; pela Psicologa, especialista em neuropsicologia, representante do Conselho Regional de Psicologia de Rondônia, Anne Cleyanne; pelo pesquisador do Departamento de Educação Física da UNIR e doutor em Neurociências, Vernon Furtado e, como coordenadora, a enfermeira, doutora em Ciências da Saúde, docente do DENF/UNIR, Priscilla Perez da Silva Pereira, que debaterão os “Desafios para o envelhecimento saudável e ativo”. O simpósio será encerrado hoje, às 16h15.
Fotos: Mario Venere