Publicado em: 29/11/2018 11:10:16.589
O livro O Príncipe Digital, de autoria da professora doutora Maíra Carneiro Bittencourt, docente do curso de jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi uma das referências bibliográficas utilizadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano na questão 34. A obra reúne o resultado da pesquisa empreendida na elaboração da tese de doutorado apresentada à Universidade de São Paulo (USP).
A autora promove um prolongamento do conceito de “Príncipe” surgido com Nicolau Maquiavel, no início do século XVI até a atualidade. Ao longo desse lineamento, figuram Antonio Gramsci, que na metade do séculoXX propôs que o lugar do Príncipe passasse a ser ocupado pelo partido político, com o conceitode “Moderno Príncipe”; bem como o pesquisador brasileiro Octavio Ianni, que no fim do século XXrevisitou Maquiavel e Gramsci e propôs o “Príncipe Eletrônico”, ao constatar que os meios decomunicação de massa haviam passado a exercer as funções sociais de Príncipe.
Em O Príncipe Digital, a professora doutora Maíra Bittencourt leva adiante a teoria criada por Ianni e explora a hipótese daexistência de um novo Príncipe no século XXI. “Sem prejuízo do que foi descrito por Ianni, essa nova figura não é necessariamente um intelectual, não nasce das mídias tradicionais de massa, rádio e televisão, e não se alinha direta e necessariamente com os grupos, econômicos e políticos hegemônicos, mas é tão ou mais influente e eficaz”, esclarece a autora.