CHAMADA INTERNA 01/2019/PROPESQ - Para análise e parecer prévio de propostas de criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu


Publicado em: 03/12/2018 10:52:25.662


CHAMADA INTERNA 01/2019/PROPESQ

 
    A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) torna pública a chamada para análise e parecer prévio de propostas de criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmico ou Profissional, Minter e Dinter), de acordo com as regras em vigor a fim de melhorar a taxa de sucesso de aprovação das propostas encaminhadas a Capes. Os Campi, Núcleos e Departamentos da UNIR, ou seus delegados, apresentarão as propostas a esta Pró-Reitoria nos prazos estabelecidos nesta chamada. 
     Objetivo
    Orientar e apoiar a elaboração das minutas de propostas de criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmico ou Profissional, Minter e Dinter) os quais serão analisadas pela equipe de Pós–Graduação da PROPESQ, e posteriormente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no ano de 2019. 
     Características da proposta 
    A proposta deve ser elaborada considerando as legislações vigentes abaixo citadas: 
   - Portaria nº 161, de 22 de agosto de 2017 que fixa as normas e procedimentos para a apresentação e avaliação de propostas de cursos novos stricto sensu. 
   - Portaria Nº 182, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, que dispõe sobre processos avaliativos das propostas de cursos novos e dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento. 
    - Perguntas freqüentes sobre a portaria n° 182
    - Manual do usuário APCN da CAPES;
    - Formulário de preenchimento de proposta
    - Orientações gerais de submissão de propostas novas disponibilizadas pela CAPES;
    - Documentos eCritérios das áreas dos respectivos comitês de áreas;
    - As orientações referentes aos programas interinstitucionais;
   Além disto,os proponentes devem dar especial atenção aos seguintesaspectos:
  1. Adequação da proposta quanto à concepção, coerência dos objetivos, áreas de concentração, linhas de pesquisa e estrutura curricular;
  2. Número adequado de docentes, assegurando capacidade de sustentação às atividadesde pesquisa, ensino e orientação;
   3. Maturidade científica demonstrada, nos últimos três anos, dos docentes permanentes, com produção adequada aos parâmetros previstos pelo comitê de área.
     Submissão da proposta à PROPESQ.
     A proposta elaborada, assim como o Regimento do Programa de Pós-Graduação, as cartas de apoio das instituições e as cartas de sessão para docentes externos deveram ser apresentadas à PROPESQ, em versão eletrônica pelo e-mail: posgraduacaounir@unir.br com o assunto PROPOSTA APCN – 2019
     Cronograma.


Eventos
Período
 
 
Envio da proposta preliminar, pelos proponentes à PROPESQ
 
 
 ATÉ 03/05/2019
 
 Obs.: Não será aceita proposta fora deste prazo
Realização de análise técnica pela equipe da pós-graduação  
 ATÉ 19/06/2019
 
Envio e Homologação das Propostas enviadas á CAPES, pela PROPESQ.
 
 13/05 a 28/06/2019¹

¹Pedimos especial atenção, pois esta data de envio à CAPES, imposta pela PROPESQ, tem como objetivo não ser surpreendido com o congestionamento do sistema nos últimos dias e comprometer o envio, por isto sugerimos sempre a entrega antecipada.
     As datas propostas neste cronograma possuem objetivo de garantir o melhor apoio a elaboração das propostas, e deverá ser cumprida pelos proponentes.
 

 

Porto Velho 03 de Dezembro de 2018

 
Leonardo de Azevedo Calderon
Pró-Reitor de Pós-Graduação e  Pesquisa
Portaria 284/GR/UNIR