Publicado em: 07/12/2018 11:30:00.678
Ato acontece na abertura da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Na próxima segunda-feira (10), na abertura 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho provem um “Ato em defesa dos direitos humanos na Amazônia”. A cerimônia será realizada no auditório do SENAC, na Rua Tabajara, 539 - Panair, em Porto Velho.
A UNIR é uma das instituições apoiadoras da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que celebra nesta edição os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil.
Sobre a Mostra Cinema e Direitos Humanos
Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), a Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma estratégia do Governo Federal para a consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando os espaços de informação e debate sobre Direitos Humanos por meio da linguagem cinematográfica.
Na 12ª edição, o tema é a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, inspirada nos seus 30 artigos, abordará os mais diversos temas: cidadania LGBT e enfrentamento da LGBTfobia, direitos de crianças e adolescentes, direitos das mulheres, democracia e participação política, imigração, direitos das pessoas com deficiência, diversidade religiosa, direitos da população indígena e de comunidades e povos tradicionais, direito humano à alimentação adequada, dentre tantos outros. Vale lembrar ainda que as obras audiovisuais contêm recursos de acessibilidade como closed caption, audiodescrição e janela de Libras.
A Mostra Homenagem trará a obra de Milton Gonçalves, um dos mais importantes atores da atualidade, cuja trajetória no cinema brasileiro apresenta diferentes olhares sobre muitas das temáticas urgentes para a sociedade brasileira.