Publicado em: 11/12/2018 13:27:28.791
A abertura da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, na noite dessa segunda-feira, 10 de dezembro, em Porto Velhofoi marcada por um“Ato em defesa dos direitos humanos na Amazônia”, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho.
A fala do reitor Ari Ott na solenidade foi marcada pelo convite à reflexão “não sobre o que os outros podem fazer por nós, mas sim sobre o que nós podemos fazer pelos outros, que tanto precisam”. Também estiveram presentes na abertura do evento os professores Adilson Siqueira, chefe de gabinete da reitoria da UNIR, Luis Fernando Novoa Garzon, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e Marcele Regina Nogueira Pereira, pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA).
Realizado em todo o Brasil pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), em parceria com o Instituto Cultura em Movimento (Icem), a mostra apresenta filmes que levantam debates sobre imigração, direito da mulher, diversidade religiosa, população indígena e LGBT, dentre outros. No primeiro dia da Mostra, que se realiza até o dia 14 no auditório do Senac, os filmes exibidos foram Nós, de Thiago Silva, e Waapa, de David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meireles.