Publicado em: 18/12/2018 15:48:47.337
Em solenidade na manhã dessa terça-feira, 18, no Salão Nobre Rosilda Shockness, no Edifício Pacaás Novos, no Centro Político Administrativo (CPA) do Governo do Estado de Rondônia, em Porto Velho, foi feita a entrega do Prêmio Boas Ideias, 5ª edição.Jadiael Rodrigues da Silva, integrante do corpo técnico da Fundação Universidade federal de Rondônia (UNIR) foi o vencedor na categoria “Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação”, aberta a toda a população, com o aplicativo Edubi, desenvolvido para atender a rede pública de ensino. Seu projeto, teve 414 votos.

Prestigiando a solenidade presidida pelo governador Daniel Pereira, o reitor Ari Ott parabenizou todos os seis autores de trabalhos premiados e os demais participantes do certame e, referindo-se em especial a Jadiael, afirmou que sua conquista comprova a competência não apenas sua, como vencedor, mas de toda a categoria dos servidores públicos, tanto os que integram o quadro da UNIR como do Estado de Rondônia. Jadiael, por sua vez, manifestou sua felicidade em poder contribuir para o desenvolvimento da educação, unindo a atenção ao passado, objeto da História, à modernidade da informática.

Segundo o criador do Edubi, o aplicativo objetiva aproximar o estudante do conteúdo e das atividades previstas para o bimestre, facilitando inclusive na hora de contextualizar conteúdos e mobilizar para as discussões em sala de aula. “Como a História trata do passado, às vezes há dificuldade em relacioná-la com o presente, sendo o recurso tecnológico algo eminentemente contemporâneo, isso desperta maior interesse dos alunos e promove a interatividade”, afirmou. O aplicativo faz parte de uma pesquisa realizada por Jadiael no mestrado acadêmico cursado na UNIR e foi testado, com sucesso, no seu trabalho como professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade

O prêmio Boas Ideias é coordenado pela Superintendência de Estado para Resultados (EpR) e teve um total de 96 inscritos só nessa edição. Os projetos inscritos foram desenvolvidos pelos temas “Sustentabilidade das políticas públicas implantadas no Governo do Estado”, na categoria restrita aos servidores do Estado, e “Uso da tecnologia da informação e comunicação da Educação”, na categoria aberta a toda a população.