Pesquisadores da UNIR participam do XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação


Publicado em: 14/12/2018 10:31:00.702


Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participaram do XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI 2018). O evento foi realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018.
Na ocasião, foram apresentados dois trabalhos de pesquisa elaborados pelos mestrandos Gildázio Pereira da Silva Junior e Jacira Lima da Graça, sob a orientação do professor doutor Flávio de São Pedro Filho.
O primeiro trabalho, intitulado “Resiliência em face dos impactos socioambientais”, trata da dinâmica dos sistemas presentes na Amazônia, em uma visão sobre os aspectos que envolvem ações humanas e suas consequentes interações com a floresta. Os impactos causados nesta relação têm sido objeto de estudos que visam à compreensão da capacidade de reação a esses impactos, riscos e vulnerabilidades pelo ambiente sujeito a fatores de risco.
E o segundo trabalho, “Comportamento pró-inovação em face da pressão do mercado competitivo”, aborda os comportamentos individuais e organizacionais, a partir de suas competências, resultantes dos relacionamentos intra e interorganizacionais, decisões, percepções e respostas nos diversos níveis de análise de interações entre os indivíduos, os sistemas e o ecossistema. De acordo com o orientador da pesquisa, professor doutor Flávio de São Pedro Filho, “este trabalho interessa a pesquisadores e demais envolvidos em questões teóricas para delineamento de investigações no eixo das ciências sociais aplicadas, oferecendo lacunas como liderança à inovação aberta, liderança colaborativa e aprendizagem organizacional pró-inovação, dentre outros”. O docente complementa afirmando que as “duas pesquisas contribuem para otimizar a gestão de negócios em face das exigibilidades nos mercados emergentes” e que “mais uma vez a Universidade Federal de Rondônia oferece subsídios para a geração de conhecimento, participando de evento de relevância no eixo da Ciência da Administração”.