Professores do CEPESCO alcançam aprovação na Chamada Nacional CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018: ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE NO ÂMBITO DO SUS


Publicado em: 14/12/2018 15:32:20.499


    O projeto “Prevenção da obesidade em Rondônia: uma proposta assistencial, de formação e de intervenção” tem como objetivo realizar um diagnóstico situacional da área de abrangência da Estratégia Saúde da Família dos municípios da Região Central do estado, para estudos sobre sobrepeso/obesidade.
    Paralelo ao diagnóstico e às pesquisas, será realizado o curso de qualificação para profissionais de saúde e gestores das sete Regiões de Saúde de Rondônia. Dessa forma, o estudo tem como objetivo: Investigar a população residente na Região de Saúde Central do Estado de Rondônia assistida no SUS, cujos indivíduos apresentam sobrepeso e obesidade (crianças, adolescentes, adultos, idosos) e gestantes, identificando os fatores determinantes; Propor capacitação de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS),  Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF) e gestores das sete Regiões de Saúde; Promover a execução de projetos de intervenção sobre a temática obesidade na Região Central e em Porto  Velho.
    A coordenadora do projeto, professora doutora Katia Fernanda Alves Moreira, espera que com o projeto sejam qualificados gestores e profissionais de saúde para manter a população mais informada sobre hábitos alimentares adequados e para aumentar as possibilidades para a prática regular de atividade, além de implantar a linha de cuidado para obesidade na população adulta.
    Para o seu desenvolvimento o projeto foi contemplado com R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) e tem como integrantes Rafael Fonseca de Castro,  Priscilla Perez da Silva Pereira, Priscilla Perez da Silva Pereira, Paulo Renato Vitória Calheiros e Ernande Valentin do Prado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
    Com o tema “Educação interprofissional e prática colaborativa entre profissionais da Atenção Primária à Saúde em Rondônia” um outro projeto também foi aprovado, referindo-se ao Programa Pesquisa para o SUS(PPSUS) Chamada FAPERO/MS-DECIT/CNPq/SESAU-RO – Nº. 001/2018, suas ações serão desenvolvidas em Porto Velho e em Ji-Paraná, durante o período de 24 meses. Seu estudo situa-se no escopo da formação de recursos humanos na área da saúde, com o objetivo investigar o uso da educação Interprofissional e a prática colaborativa em equipe de saúde da família. Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal, com abordagens quantitativa, realizada em unidades básicas de saúde dos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná. O incentivo financeiro para o seu desenvolvimento soma R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais) e sua coordenação também está a cargo da professora doutora Katia Fernanda Alves Moreira. Integram o projeto Priscilla Perez da Silva Pereira, Rafael Fonseca de Castro, Mônica Pereira Lima Cunha, Daiana Evangelista Rodrigues, Cleson Oliveira de Moura, Aldrin de Sousa Pinheiro e Nayra Carla de Melo.