Pesquisa etnolinguística de docentes da UNIR é tema de reportagem da BBC


Publicado em: 17/12/2018 15:49:48.983


    Só no Brasil, estima-se que há hoje cerca de 190 línguas indígenas em perigo de extinção. Em Rondônia, a pesquisa empreendida pelos professores Henri Ramirez, Valdir Vegini e Maria Cristina Victorino de França, recentemente publicada na revista Liames, da Unicamp, identificou os dois últimos falantes da língua warásu, o casal Känä́tsɨ, de 78 anos, e Híwa, de 76.
    O casal nasceu em Riozinho, em Rondônia, mas a comunidade warazúkwe em que viviam foi abandonada nos anos 1960, forçando os dois a se mudar diversas vezes entre Brasil e Bolívia até se estabelecerem em Pimenteiras do Oeste. Com ajuda do casal idoso, os linguistas descreveram pela primeira vez o idioma do povo warazúkwe. A pesquisa empreendida pelos docentes da UNIR foi o ponto de partida para uma reportagem feita pela BBC News do Brasileste ano.

    Henri Ramirez, mestre e doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Provence (França), é atualmente professor adjunto da UNIR. Valdir Vegini, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professor associado II. E Maria Cristina Victorino de França, mestra em Linguística pela UFSC e doutora em Linguística pela UNIR, é professora associada IV.
    Para acessar a publicação da BBC News do Brasil, basta utilizar o link abaixo:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43010108?SThisFB