Reitor da UNIR reúne-se com novo presidente da Fapero e reforça parceria entre instituições


Publicado em: 16/01/2019 10:17:41.369



Com a proposta de estabelecer um diálogo produtivo em prol do desenvolvimento da pesquisa no Estado, o vice-reitor (no exercício da reitoria) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutor Marcelo Vergotti, recebeu a visita do novo presidente da Fapero, Leandro Dill, na manhã desta terça-feira (15).
A reunião, realizada no gabinete da Reitoria, contou também com a participação do chefe de gabinete da UNIR, professor Adilson Siqueira, dos pró-reitores de Planejamento, Fabrício Donizeti, e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, professora doutora Marcele Pereira, do diretor de Planejamento da UNIR, Édson Fróes, do diretor de Pós-Graduação, Ilton Alves, e do assessor de Planejamento da Fapero, José Afonso Pimentel.
Logo no início da reunião o professor Marcelo Vergotti enalteceu o fato de que o novo presidente da Fapero, detentor de amplo currículo na área da pesquisa, é egresso da UNIR. O próprio Leandro Dill explanou brevemente sobre a sua formação na primeira turma de Química da UNIR (2006) até a conclusão do mestrado (2009) e do doutorado (2014) em Biologia Experimental, ambos também pela UNIR.
“Ficamos muito alegres com sua nomeação, principalmente pelo critério técnico de colocar um pesquisador à frente de uma instituição estratégica como a Fapero, e ainda mais satisfeitos por se tratar de um ex-aluno da UNIR”, completou o vice-reitor.
O chefe de gabinete, professor Adilson Siqueira, observou que a Universidade possui atualmente um dos melhores quadros do Estado, composto por cerca de 700 professores, 400 técnicos e 11 mil alunos. “Sendo um dos principais parceiros da Fapero, a UNIR vem contribuindo e pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Estado, através da formação de profissionais, do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse.
Leandro Dill reconhece a relevância da Universidade Federal de Rondônia não apenas para sua formação, mas também para a de outros tantos colegas pesquisadores. Destacou que a UNIR é a instituição que mais apresentou projetos em editais anteriores e uma das que mais recebeu recursos da Fapero. No intuito de continuar apoiando e fomentando a pesquisa regional, Leandro Dill disse que pretende trabalhar para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas para ciência e tecnologia.