Publicado em: 21/01/2019 12:03:23.386
Durante os dias 7 e 11 de janeiro de 2019, os Núcleos Regionais do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Rondônia e Humaitá/AM realizaram, no Laboratório de Ictiologia e Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), treinamento sobre a rotina da Coleção Ictiológica, uso do Specify para coleções biológicas, técnicas de histologia, monitoramento da atividade pesqueira e coleta de material biológico em igarapés. A atividade foi realizada com apoio dos colaboradores do Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira (LIOP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá.
Os participantes aprenderam sobre a ferramenta Specify, que é muito utilizada e importante para salvaguardar dados de coleções biológicas. Participaram de um minicurso de técnicas de histologia, onde aprenderam a preparar lâminas de tecidos, e do monitoramento da atividade pesqueira in loco, no Mercado Central, para medir os peixes que chegam e coletar informações com os pescadores. Também tiveram a oportunidade de acompanhar e realizar uma coleta de material biológico nos igarapés do Campus de Porto Velho da UNIR.
De acordo com a professora doutora Carolina Dória, esse intercâmbio foi possível graças à integração entre os Núcleos Regionais do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Ocidental, coordenado por ela própria e pelo professor doutor Marcelo Rodrigues dos Anjos, além, da parceria firmada com o LIOP/UFAM, que é supervisionado pelo professor Marcelo Rodrigues dos Anjos, no campus Humaitá.