Publicado em: 12/02/2019 14:29:11.515
A equipe do Projeto de Extensão “Educação do campo: construções e percepções político-pedagógicas em Ji-Paraná/RO” iniciou as atividades do mês de fevereiro contribuindo com a Semana de Planejamento 2019 da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná, realizada entre os dias 5 a 7 nos auditórios do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná.
No primeiro dia do evento cerca de sessenta professores e professoras que atuam em oito escolas no/do campo da rede municipal estiveram reunidos em um processo de formação que envolveu o debate sobre os marcos normativos da Educação do Campo, entre pareceres, decretos e leis. Já nos dois outros dias, os trabalhos se concentraram na apresentação dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância para o corpo docente das escolas Irineu Dresch e Paulo Freire, que indicaram as possibilidades de adequação às suas realidades. As duas escolas são as mais novas integrantes do Projeto EDUCAMPO, uma iniciativa de valorização da Educação do Campo, que vem sendo implementada pela Prefeitura Municipal de Ji-Paraná desde 2016, envolvendo atualmente seis escolas.
Tal projeto tem se destacado pela adoção da Pedagogia da Alternância na educação básica do campo por iniciativa do poder público, na contramão da oferta de educação à distância para os povos do campo, que vem ganhando espaço no estado de Rondônia nos últimos anos. A proposta do Projeto de Extensão “Educação do campo: construções e percepções político-pedagógicas em Ji-Paraná/RO” é justamente de contribuir para o fortalecimento do EDUCAMPO, ao desenvolver ações de cunho político-pedagógico nas escolas do campo atendidas. Coordenado pela Professora Doutora Isaura Conte, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) da UNIR em Ji-Paraná, o projeto de extensão conta com a participação do Departamento de Educação do Campo de Rolim de Moura com a contribuição da Professora Doutora Catiane Cinelli na vice coordenação e da Professora Renata da Silva Nobrega na equipe executora.
O projeto conta com três estudantes bolsistas, contemplados com bolsa Pibec/Procea/2018: José Fernandes da Silva, Maria Dayane Vilarim e Luciana Zurica da Silva. Conta também com um aluno voluntário, Leandro de Souza Xavier e também com a participação direta dos gestores da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed), Renato Éberson de Souza e Janete de Araújo Pereira.