Nota de esclarecimento sobre a construção do prédio de Arqueologia no Campus de Porto Velho


Publicado em: 11/03/2019 15:10:52.293


1. Na semana passada foram iniciados os trabalhos de instalação do canteiro de obras para a construção do prédio de Arqueologia no campus de Porto Velho.
2. Esta obra é parte do acordo de compensações ambientais entre a UNIR, que cede o terreno, a Santo Antônio que elabora o projeto, e Jirau que providencia a construção e equipagem. Quando concluído, nele serão abrigadas as coleções arqueológicas coletadas durante a construção das duas usinas hidrelétricas.
3. Trata-se de patrimônio material e cultural de inestimável valor, que deve ser adequadamente preservado e pesquisado. O seu estudo pelos próximos anos permitirá compreender a ocupação do Rio Madeira pelas populações originárias de Rondônia.
4. É este o papel da UNIR, única instituição do Estado, com capacidade técnica para impedir a perda ou remoção desse acervo. Aplica-se a este caso a afirmativa de que somente sociedades capazes de resguardar seu passado, são capazes de construir um futuro.
5. Os recursos desta obra não podem ser alocados para outras prioridades da UNIR. Da mesma forma, a sua construção provoca transtornos e desconfortos momentâneos, que serão minimizados com a construção de uma escada para possibilitar o acesso dos usuários pela rampa e a construção de uma nova rampana finalização da obra.
Solicitamos a compreensão da comunidade acadêmica.

 

Porto Velho, 11 de março de 2019

 

Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott
Reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Telefones: (69) 2182-2019/2020 | E-mail: reitoria@unir.br