Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIR promove Aula Inaugural


Publicado em: 08/04/2019 10:23:39.029




    O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) e o Departamento de Geografia (DGEO) da Fundação universidade Federal de Rondônia (UNIR) convidam o público para participar da Aula Inaugural da Turma 2019, a ser realizada nessa segunda-feira, 08 de abril, às 14 horas, no Auditório Professor Milton Santos, localizado no prédio do curso de Geografia, no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho.
    A Aula Inaugural será ministrada pelo professor doutor Silvio Simione da Silva, da Universidade Federal do Acre (UFAC), com a palestra Geografia: uma práxis instrumental para compreender, agir e transformar o mundo.
    O professor Silvio Simione é Doutor em Geografia (UNESP) e Pós-Doutor em Geografia (UFG), com pesquisas em Geografia Agrária e Estudos Regionais, atuando nos seguintes temas: Amazônia, Acre, desenvolvimento regional, produção camponesa, integração regional sul-americana, fronteiras, movimentos sociais e resistência camponesa.
    O evento inicia as atividades acadêmicas da 15ª turma de mestrado e 4ª turma de Doutorado, com participação de estudantes dos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará e Roraima.

SOBRE O PGG/UNIR
    O PGG/UNIR iniciou suas atividades em 2006 com a primeira turma de Mestrado. Já formou mais de 120 mestres que atuam em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, dentre outros, bem como em escolas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil na Amazônia.
    Em 2015, o PPGG recebeu nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que possibilitou a apresentação do projeto de Doutorado, aprovado em seguida. Em 2019 formou o primeiro doutor em Geografia da Amazônia brasileira.
O Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR foi o primeiro implantado na Amazônia brasileira. Possui como área de concentração “Ambiente e Território na Pan-Amazônia” e duas linhas de pesquisas: “Território e Sociedade na Pan-Amazônia” e “Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental”.