Publicado em: 18/04/2019 11:22:09.162
Com a apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Biblioteca Infantil da Escola João Afro Vieira, localizada no Bairro Vila Princesa, em Porto Velho (RO), foi reinaugura na tarde da última terça-feira, dia 16 de abril. A biblioteca foi remodelada e recebeu móveis e livros do projeto do “Instituto Um Pé de biblioteca”, que promove anualmente um concurso em nível nacional que visa valorizar e fomentar a criação de novas bibliotecas e centros de leitura e tem premiado grupos de diferentes regiões do país.
Em 2018, o MNEMOS-Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória da UNIR submeteu um projeto para reforma da biblioteca da escola ao Instituto Um Pé de biblioteca. Na ocasião, foi o primeiro colocado, entre 170 grupos concorrentes de todo o país, e doou o prêmio recebido à Escola João Afro Vieira.
A professora Jussara Santos Pimenta, coordenadora do MNEMOS/UNIR, explica que para concorrer ao prêmio foram apresentadas, entre outras atividades, propostas de arrecadação de livros de literatura infantil e um plano de ação para manter a biblioteca ativa por até três anos após a inauguração. Para alcançar essa meta, a equipe contará com a participação de bolsistas e voluntários no desenvolvimento das ações.
Além dos livros novos, a biblioteca também recebeu brinquedos e livros usados, que foram doados por servidores e alunos da UNIR e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, Zona Norte, Cacoal e Ji-Paraná.
Cerimônia de inauguração
A inauguração contou com apresentações e “contação de histórias” realizados pelas pedagogas Joelma Santos e Daiane Moura. Estiveram presentes a coordenadora do Grupo MNEMOS/UNIR, professora doutora Jussara Santos Pimenta; o coordenador da Linha de Pesquisa Bibliotecas Escolares do MNEMOS e chefe do Departamento Acadêmico de Biblioteconomia/UNIR, professor mestre Marcos Leandro Hubnner; a professora doutora Ana Maria de Lima Sousa, representando o Departamento de Ciências da Educação da UNIR; as bibliotecárias Rejane Sales (UNIR) e Miriã Santana Veiga (IFRO); os professores Wellington Marçal e Angerlania Rezende, do Departamento de Biblioteconomia da UNIR; e o diretor da FAPERO, Leandro Soares Moreira Dill.
A professora Jussara Santos Pimenta destacou que a inauguração da biblioteca é o resultado de uma força tarefa conjunta feita por professores, alunos da graduação e da pós-graduação da UNIR, além de servidores da UNIR e do IFRO, que contou com o apoio da Fapero e teve como objetivo incentivar a leitura. “Tudo isso foi possível graças ao apoio da equipe da escola João Afro Vieira, sobretudo dos diretores, professora Jaquelene Costa e professor Cleiton Leirson Braga das Neves”, lembrou.
Na ocasião, a professora doutora Ana Maria de Lima Sousa falou sobre a alegria de ver alunos e ex-alunos dos cursos de Pedagogia da UNIR, realizando um trabalho educacional compromissado com a leitura.
A diretora da Escola, professora Jaquelene Costa, salientou que a equipe da escola está feliz com apoio recebido e agradeceu a colaboração de todos os profissionais envolvidos na organização da biblioteca.
Ao falar sobre a importância da leitura, Leandro Soares afirmou que uma das principais funções da FAPERO é incentivar a educação e a pesquisa científica, e que a leitura é essencial para uma sociedade que produz conhecimento científico.
O projeto contemplado foi desenvolvido pelos seguintes integrantes do MNEMOS: Aldineia Souza do Nascimento Reis e Priscila Brenha Abreu dos Santos (alunas de Pedagogia da UNIR e ex-bolsistas de iniciação científica da FAPERO); a pedagoga Zillanda Teixeira Rodrigues Stein; Herta Maria de Açucena do Nascimento Soeiro, Aline Vitaliano Leal, Hillary Atalla e Izaiane Vitória Oliveira da Costa (alunas de Biblioteconomia da UNIR); Cleuza Diogo Antunes, mestra em Educação Escolar pelo PPGEE, professora e bibliotecária do IFRO; Célia Reis Sales e Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, mestrandas e bibliotecárias do IFRO; e professor Márcio Ferreira da Silva.
Doações
A biblioteca da Escola João Afro Vieira necessita ainda de computador, impressora e livros infantis e brinquedos pedagógicos para ampliar o acervo. Os interessados em realizar doações podem entrar em contato pelo número (69) 99350-2726.
O grupo Mnemos
O grupo Mnemos já teve três projetos financiados pela Fapero, sendo dois diretamente relacionados ao desenvolvimento de pesquisa sobre bibliotecas de escolas públicas de Porto Velho. O projeto que está sendo desenvolvido atualmente, com apoio da Fapero, está em fase de levantamento de dados sobre condições de instalação e funcionamento das respectivas bibliotecas.
Para saber mais sobre o grupo MNEMOS, acesse: http://www.mnemos.unir.br/.