Seminário Palavras em Trânsito começa hoje, na USP, em parceria com UNIR e Unemat


Publicado em: 24/04/2019 09:34:22.479


Próxima edição será em Porto Velho
 

De 24 a 26 de abril de 2019, das 10h às 22h, acontece o V seminário Palavras em trânsito: cânone e periferia na contemporaneidade, que nesta 5ª edição será realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFCH/USP) - Cidade Universitária. O evento é fruto de parceria entre as Universidades estaduais de São Paulo (USP) e do Mato Grosso (Unemat) e a Federal de Rondônia (UNIR).
A programação do seminário é composta por diversas atividades acadêmicas, tais como: mesas-redondas, cafés com os poetas Luciene Carvalho e Eduardo Mahon, ambos do Mato Grosso, e Eduardo Martins, de Rondônia, sendo este último, docente do Departamento de Línguas Vernáculas (DLV) da UNIR; e ainda, os lançamentos dos seu respectivos livros, em sessões que integram o evento.
A programação completa está disponível no folder anexo e em: https://www.even3.com.br/palavrasemtransito/.
Sobre o evento
Esta quinta edição do seminário é também a primeira realizada na Universidade de São Paulo e constitui uma iniciativa dos grupos de pesquisa “Estudos de literatura: memória e identidade cultural”, da Unemat, e “Literatura: Intersecções identitárias”, da USP.
O objetivo do Palavras em trânsito é  proporcionar o encontro e a interlocução entre grupos de pesquisa do norte, centro oeste e sudeste brasileiros, que têm se debruçado sobre o fenômeno literário e, de igual modo, sobre o estudo de obras, de teorias e de autores periféricos; e, não menos relevante, o encontro quer dar relevo à socialização da produção científica, fato esse necessário entre a graduação e a pós-graduação.
Os coordenadores do evento são a professora doutora Walnice Vilalva (Unemat); o professor doutor Emerson Inácio Cruz (USP) e o doutorando em Estudos Literários do PPGEL/Unemat e docente do DLV/UNIR, professor mestre José Flávio da Paz. Conta também, como membro da comissão organizadora, além de outros acadêmicos e pesquisadores, com a mestranda Josimeire Santos da Mata, do PGMEL/UNIR, e com a graduanda em Letras Libras, Rute Barboza da Silva.
Conforme os organizadores, o diálogo entre a Literatura, as Artes e os estudos apresentados pelo evento proposto volta-se para o estudo de formas poéticas e narrativas nas manifestações em que a memória e a identidade articulam zonas de tensão. O objeto de estudo é o fenômeno estético da poesia e das narrativas não canônicos na sua relação de ruptura e permanência que, ao problematizarem fronteiras culturais, tecem, muitas vezes, relações conflitantes entre memória e história, poética e narrativa periférica em tempos globais.
Próxima edição do Palavras em trânsito
A 6ª edição do Palavras em trânsito e a 1° edição da Universidade Federal de Rondônia já está em planejamento para o mês de outubro de 2019, nas dependências do Campus de Porto Velho, com apoio da CAPES, numa parceria entre UNIR e o Grupo de Pesquisa em Estudos de Literatura: Memória e Identidade Cultural do PPGEL/Unemat.