Alunos da UNIR apresentam exposição “Processos e Experimentações” na Casa de Cultura Ivan Marrocos


Publicado em: 26/04/2019 08:19:50.705


Exposição também contará com oficina voltada para estudantes de escolas municipais e estaduais
 
Na próxima sexta-feira (26), acontecerá na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (RO), a abertura oficial da exposição “Processos e Experimentações”. A cerimônia está marcada para as 17h. Serão expostas obras de 16 alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A exposição poderá ser visitada até o dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados das 9h às 14h.
Os trabalhos expostos são resultado de uma disciplina ministrada pela Professora Pritama Brussolo, que é coordenadora geral do evento, contando conta com a coordenação curatorial de Marjoriê Figueiredo, Domitilla Navarro, Ismael Barreto, Karina Ramos e Paulo Roberto, e coordenação de arte-educação de Poliana Espíndola e Guilherme Ocampo.
“Na exposição os alunos manifestam práticas artísticas que permeiam processos híbridos de criação discutindo a arte por meio da experimentação poética, com produções nas linguagens ilustração digital, colagem analógica e digital, escultura, instalação, pintura e vídeo-arte”, explica Pritama.
De acordo com a acadêmica de Licenciatura em Artes Visuais, Poliana Espíndola, a exposição “[...] nos convida a aguçar nosso olhar para o que vemos ao nosso entorno a todo o momento, por meio da atenção e apreensão não imediata das obras, uma imersão subjetiva que pode propiciar contato com os conceitos da exposição, com nós mesmos e com os demais apreciadores que estão participando da experimentação poética”. 
Oficina
 
A programação da exposição contará com uma oficina de arte-educação. A atividade acontecerá em um espaço ao ar livre da Casa de Cultura Ivan Marrocos e é direcionada a estudantes das escolas públicas estaduais e municipais.  “Pensar a arte-educação dentro de uma exposição é crucial para dar mais oportunidade de o apreciador entrar em contato com a obra, criando seu olhar sobre o que vê e sendo crítico em relação ao mundo a partir da ampliação do olhar vivenciado no espaço expositivo”, esclarece a coordenadora de Arte-Educação da exposição, Poliana Espíndola.
A oficina tem duração média de 1h, com capacidade máxima de 20 pessoas por sessão, podendo ser programada dentro dos seguintes horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda à sexta, e aos sábados, das 9h às 14h. “Caso as escolas queiram levar mais alunos por vez, podemos intercalar os grupos para uns verem as exposições da Casa de Cultura Ivan Marrocos, enquanto outros participam das oficinas”, comenta Poliana.
O atendimento será via agendamento prévio por meio do e-mail: polianaespindolamatos@gmail.com ou pelo telefone (69)992036460 (WhatsApp).  Mais informações sobre a exposição podem ser consultadas no texto curatorial em anexo.

 
Texto: Dennis Weber
Acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro da UNIR