UNIR confere título de doutor honoris causa a dois historiadores regionais


Publicado em: 26/04/2019 17:24:20.097



    Notabilizados por sua produção intelectual no âmbito da história regional, o sociólogo Abnael Machado de Lima e a pedagoga Yêdda Maria Pinheiro Borzacov receberam das mãos do reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutor Ari Ott, em sessão solene do Conselho Superior Acadêmico (Consea), na tarde dessa quinta-feira, 25 , o título de doutor honoris causa, proposto pelo Departamento de História.
    A homenageada foi conduzida ao seu lugar de honra na sessão solene do Consea pelas conselheiras e docentes Walterlina Brasil e Kátia Sebastiana Carvalho. A condução do homenageado foi feita pelos também conselheiros e docentes José Juliano Cedaro e Márcio Secco. A saudação ao homenageado foi feita pelo chefe do Departamento de História, professor Antônio Cláudio Rabelo.
    Na saudação, o professor Rabelo destacou a “longa, produtiva e relevante trajetória” dos homenageados, bem como a unanimidade verificada no Departamento de História quando foi posta em debate a iniciativa de indicá-los para receberem o título de doutor honoris causa. Ele observou também o “desempenho magistral” dos professores doutores Sônia Ribeiro de Souza e Marco Antonio Domingues Teixeira, que foram encarregados da formalização do processo.
    O chefe do Departamento de História ressaltou, também, a receptividade do professor doutor Ari Ott, na qualidade de reitor e de presidente do Consea, ao imediatamente abraçar a proposta. E destacou a importância de se prestar homenagem aos dois historiadores no momento social e político que o país atravessa, como forma de ressaltar que ambos, com suas histórias de vida e participação ativa na produção intelectual rondoniense, são modelos a serem seguidos pelos docentes de história.
    Em seu pronunciamento, o reitor Ari Ott, observou que, ao prestar sua maior homenagem, que é a concessão do título de doutor honoris causa, aos dois historiadores regionais, a UNIR reafirma ainda mais sua identidade como instituição de ensino superior efetivamente rondoniense. “São nomes que, ao aceitarem nossa homenagem, conferem ainda maior brilho ao título que receberam”, afirmou o reitor.
    Yêdda Borzacov trabalhou no Departamento de Cultura de Rondônia, no governo de Jorge Teixeira, na Fundação Cultural do    Estado de Rondônia no governo de Oswaldo Pianna e na Fundação de Cultura, Esporte e Turismo do governo Valdir Raupp, vindo a presidir esta última no governo de José Bianco. Dirigiu também o departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura na gestão de Carlinhos Camurça como prefeito de Porto Velho. Atuou na recuperação do posto telegráfico de Marechal Rondon em Ji-Paraná (RO), onde foi instalado o museu das comunicações Cândido Mariano da Silva Rondon, e na estruturação do arraial Flor do Maracujá.
    A homenageada, que também é fundadora do Instituto de Pesquisas Ary Tupinambá Pena Pinheiro (Ipary) e dirigiu o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, em seu pronunciamento na solenidade declarou: “Doutora honoris causa, é causa demais para uma rondoniense, nascida nas barrancas do rio Mamoré”.
    Abnael Machado de Lima é referenciado em grande parte das pesquisas referentes a história regional. Também integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, foi um dos primeiros professores da UNIR, oriundo da antiga Fundacentro que lhe deu origem.