Integrantes do Laboratório de Genética Humana da UNIR realizam a missão “Em Busca dos Raros”


Publicado em: 06/05/2019 15:14:01.529


    No sábado (25 de abril), professores e alunos do Laboratório de Genética Humana (LGH) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho, com apoio do Núcleo de Saúde (NUSAU), realizaram a missão “Em Busca dos Raros”, nas cidades de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura, no interior de Rondônia
    Nesses municípios foram feitas visitas aos pacientes portadores de doenças raras (DR) com acompanhamento psicossocial e avaliações clínicas, a partir da concordância formal do paciente ou de familiar responsável.
    Em especial, na cidade de Cacoal houve a exposição dos projetos de extensão (PIBEC/PROCEA/UNIR) e pesquisa (PIBIC/PROPESQ/UNIR) em andamento no LGH/UNIR aos coordenadores, professores e alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia da Faculdade Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) com a finalidade de promover uma parceria que envolve a criação de um novo núcleo de assistência no estado de Rondônia, com o objetivo de auxiliar os pacientes  portadores de DR.
    O objetivo dos projetos desenvolvidos no laboratório vai além da geração de dados para contribuição científica, pois também presta assistência, segurança, conscientização e orientação de profissionais de saúde, retratando de forma real as necessidades dos portadores de doenças raras, que muitas vezes são desconhecidas e negligenciadas.