UNIR é premiada em competição internacional sobre Eletrônica de Potência


Publicado em: 08/05/2019 15:54:27.289


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por intermédio do Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Elétricos, receberá, da empresa multinacional Typhoon HIL, um aparelho que poderá impulsionar o ensino na área de Eletrônica de Potência no curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.
A Typhoon HIL premiará instituições/grupos de pesquisa em cada mercado geográfico individualmente (América do Norte, América do Sul, Europa e África, Índia, demais áreas da Ásia e Pacífico). As dez primeiras instituições por segmento de mercado geográfico (50 no total) que atenderam aos requisitos da competição receberão uma unidade de hardware HIL402 gratuita, incluindo a licença de software Typhoon por toda a vida.
No certame, cada equipe representou uma instituição de ensino ou grupo de pesquisa da América do Sul. A equipe da UNIR, que   ficou classificada entre as 10 primeiras da América do Sul, contou com 26 pessoas, entre alunos e professores do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica (DEE) do Núcleo de Tecnologia (NT) e foi registrada por meio do Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Elétricos (GPMSE).
De acordo com o professor doutor Ciro Egoavil (DEE/NT), o equipamento que será recebido pela UNIR, “possibilitará ampliação do ensino e pesquisas na área de eletrônica de potência” no curso de bacharelado Engenharia Elétrica.
O professor doutor Carlos Tenório, reforçou que “Essa conquista só foi possível com o apoio dos nossos alunos, técnicos e a disponibilização de infraestrutura pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq) ao Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Elétricos (GPMSE).
O Pró-Reitor da PROPesq, professor Carlos Luís Ferreira da Silva, lembrou que “ações com esta, além de contribuirem para o investimento do ensino e da pesquisa na UNIR, também representam o empenho e a dedicação dos docentes no processo formativo dos discentes, alcançando os fins do ensino superior.
A professora doutora Mauren Pomalis, destacou que o equipamento “tem um custo bem elevado e dificilmente haveria recurso público direcionado à sua aquisição, mesmo tratando-se de uma ferramenta extremamente útil para o desenvolvimento de simulações na área de eletrônica de potência”.
A competição teve várias etapas. Na primeira, os membros do grupo tiveram que assistir aulas e, depois, realizar um teste que deu a eles uma certificação de especialista em HIL. Na etapa seguinte, foi preciso desenvolver um exemplo de situação em que poderia ser utilizado um software da empresa. Para isso, a equipe criou um problema de ilhamento em sistemas eólicos no software Typhoon HIL, o qual gerou dados do problema e, assim, possibilitou sua resolução, utilizando um método de detecção de ilhamento por meio de Wavelet e redes neurais. Também foi necessária a produção de um vídeo para explicar o problema nas etapas seguintes.
Outras informações sobre a competição podem ser acessadas por meio do link https://hil.academy/announcements/ten-for-ten.php


A equipe que representou a UNIR na competição promovida pela Typhoon HIL, formada por alunos e docentes do DEE/NT/UNIR