UNIR divulga período de inscrições de processo seletivo para ingresso no Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais


Publicado em: 09/05/2019 16:10:42.172


    A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga edital de abertura do Processo Seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais, turma 2019 – EDITAL N.º 02, DE 08 DE ABRIL DE 2019, para preenchimento de 19 vagas em caráter de ampla concorrência e 04 vagas previstas por indução das políticas afirmativas, com ingresso no segundo semestre de 2019. O curso é ofertado no Campus de Rolim de Moura, com docentes lotados no Campus de Presidente Médici e EMPRABA-Porto Velho.
    Podem se inscrever candidatos portadores de diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso superior (reconhecido pelo MEC), emitida por instituição de ensino. No caso de cursos fora do Brasil, o diploma deverá estar reconhecido por instituição governamental do país de origem.
    As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 29 de abril a 29 de maio 2019, por meio do portal do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNIR, no endereço eletrônico https://sigaa.unir.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto.

O Mestrado acadêmico em Ciências Ambientais
    O Mestrado em Ciências Ambientais é um curso regular, acadêmico, público, integral, recomendado pela Capes, com sede em Rolim de Moura, Câmpus Universitário da Unir, aprovado pela Resolução n.º 322/2013-Consea/Unir, de 27 de setembro de 2013, e reconhecido através da Portaria MEC n.º 942, de 16 de setembro de 2015. As atividades do curso, disciplinas e pesquisa, são realizadas nos municípios de Rolim de Moura, Presidente Médici e Porto Velho, à critério da Coordenação do curso e dos docentes. As atividades fora da sede são realizadas à critério da Coordenação do Programa, dos orientadores ou pelas necessidades do projeto de dissertação do discente.
    A Área de Ciências Ambientais não é o somatório ou a combinação entre ciências – como as humanas com as da terra ou com as biológicas ou, ainda, com outras formas de saberes –, ou seja, é intrínseca a ela, à sua origem, à abordagem interdisciplinar, isto é, trata-se mais de uma abordagem de construção de conhecimento partindo de uma problemática/complexidade ambiental que se deseja compreender e resolver. Assim, os programas da Área quando tratam das questões ambientais, tanto nas áreas de concentração, como nas linhas de pesquisa trazem implícita a diversidade desta Área, além do diálogo e interface com as outras disciplinas.
    Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, basta acessar www.pgca.unir.br.