Publicado em: 13/05/2019 09:20:53.009
UNESCO lança o concurso e nomeações para a edição 2019 de alfabetização prémios internacionais, que este ano vai premiar programas e indivíduos que trabalham notavelmente em favor da alfabetização no mundo, sobre o tema " Alfabetização e multilinguismo ".Desde 1967, os Prêmios Internacionais de Alfabetização da UNESCO foram premiados pela excelência e inovação no campo da alfabetização. Mais de 490 projetos e programas geridos por governos, organizações não-governamentais e indivíduos em todo o mundo já foram recompensados e apoiados por seu excelente trabalho.
A promoção do multilinguismo é um trunfo para a alfabetização e para o desenvolvimento educacional em geral e, mais especificamente, para a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (SDG4) e sua meta 4.6 para o desenvolvimento da inclusão. qualidade e acesso à educação. A educação multilíngüe facilita o acesso à educação, ao mesmo tempo em que promove a equidade para as pessoas que falam línguas minoritárias e / ou indígenas, especialmente meninas e mulheres.
Através de dois prêmios de prestígio, a UNESCO apóia práticas eficazes de alfabetização e promove a promoção de sociedades vibrantes e alfabetizadas para lidar com as disparidades de alfabetização que afetam aproximadamente 750 milhões de pessoas.
A UNESCO concede dois Prêmios de Alfabetização a cinco laureados:
O Prêmio de Alfabetização do Rei Sejong da UNESCO (2 laureados) foi estabelecido em 1989 e é apoiado pelo Governo da República da Coréia. Presta especial atenção aos programas centrados no desenvolvimento e uso das línguas maternas na educação e formação em literacia.
O Prêmio UNESCO-Confúcio de Alfabetização (3 laureados) foi criado em 2005 e é apoiado pelo Governo da República Popular da China. Recompensa programas que incentivam a alfabetização de adultos e jovens fora da escola, particularmente mulheres e meninas, que vivem em áreas rurais.
Cada laureado recebe uma medalha, diploma e US $ 20.000.
Quem pode enviar uma inscrição ou candidatura?
Governos, organizações não-governamentais e indivíduos são convidados a se inscrever. Todas as candidaturas devem ser submetidas às entidades nomeadoras. Esta pode ser a Comissão Nacional da UNESCO no país do programa ou uma ONG em parceria oficial com a UNESCO. As candidaturas podem ser submetidas através da plataforma online. Informações detalhadas sobre o processo de candidatura e nomeação estão disponíveis no site da UNESCO International Literacy Prizes.
Todos os programas e projetos devem atender aos critérios de seleção para serem considerados.
Os governos dos Estados Membros da UNESCO e as organizações não-governamentais (ONGs) em parceria formal com a UNESCO são encorajados a considerar indivíduos, instituições e organizações que contribuíram de forma notável para a promoção da alfabetização.
O prazo para a apresentação de candidaturas para nomeação é 16 de junho de 2019 (meia-noite, horário de Paris).
As entidades de indicação devem apresentar suas candidaturas à UNESCO até 23 de junho de 2019 (meia-noite, horário de Paris).
As nomeações serão avaliados por um júri internacional independente composto por cinco especialistas, com base nos critérios de seleção. Com base nas recomendações do Júri Internacional, o Director Geral da UNESCO irá selecionar os finalistas para a premiação a ser realizada em 8 de setembro, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização.