Publicado em: 03/06/2019 11:27:47.322
A III Maratona de Programação do Norte foi realizada no dia 1º de junho de 2019, em Itaituba-PA, Belém-PA, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Manaus-AM e Porto Velho-RO, denominadas no evento como sedes, de forma concomitante.
O evento envolveu professores e estudantes de Computação de instituições de ensino superior, públicas e privadas. Em Rondônia, a prova foi realizada no laboratório de Informática do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (DACC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (sede Porto Porto/RO), sob responsabilidade da docente Liliane da Silva Coelho Jacon, professora do curso de Computação da UNIR.
A Maratona de Programação é um evento que se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, com o objetivo de promover a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe em busca de novas soluções de software, bem como a habilidade para resolver problemas sob pressão.
Para as sedes, a prova foi formada de 13 problemas que a serem resolvidos durante 5 horas de competição, nas linguagens de programação C, C++, Python, Java, entre outras. A cada edição, a competição fica mais concorrida. Neste ano foram 99 times perfazendo um total de 500 participantes. Em Rondônia, participaram 12 (doze) acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Computação da UNIR. A vencedora na sede Rondônia foi a equipe “Int main sem return”, composta pelos acadêmicos Wan Song Rocha, Uthant Vicentin Leite e Marcus Vinicius Lobo.
Os vencedores da Maratona de Programação da região Norte foram os acadêmicos de Universidade Federal do Pará (UFPA), pela equipe Greedy d+, o segundo e terceiro lugares foram conquistados pelas equipes da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) “Você é fraco te falta O(1)” e “Equipe Castronautas”. .