Publicado em: 03/06/2019 11:57:17.389
O professor doutor Ariel Adorno de Sousa, docente do Departamento Acadêmico de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e o discente Jean Carlos Rodrigues participaram recentemente do 3º Evento Unificado - Jornada de Física. Trata-se de um evento unificado das licenciaturas em Física de diversas instituições de ensino superior do estado do Ceará, que ocorreu de 23 a 25 de maio de 2019, na cidade de Sobral, em comemoração ao centenário da verificação da teoria geral da relatividade do físico alemão Albert Einstein.
“Sobral e a Relatividade: 100 anos da confirmação da curvatura da luz pela gravidade” foi o tema do evento. Na ocasião, o professor Ariel Adorno ministrou uma oficina com a temática de divulgação científica no estado de Rondônia com ênfase em astronomia e astrofísica e uma palestra plenária intitulada “Uma viagem do passado do futuro – Caminho das estrelas”.
Já o discente Jean Carlos apresentou um trabalho sobre Radiotelescópio – um tipo de aparelho utilizado para investigar zonas espaciais inacessíveis aos telescópios ópticos, que vem sendo orientado pelo professor Ariel Adorno. A proposta da pesquisa é usar esse equipamento para detecção e reconhecimento de estrelas e galáxias distantes bem como sua composição química, a partir de um investimento relativamente baixo que pode proporcionar excelentes resultados.
Programa de Astronomia da UNIR
O departamento de física da Universidade Federal de Rondônia foi convidado a participar do evento através do Programa de Astronomia, que tem como coordenador o professor doutor Ariel Adorno de Sousa e como vice coordenadora a professora doutora Anailde Ferreira da Silva.
De acordo com a professora Anailde, a importância história da verificação da teoria geral da relatividade se confunde com a história da ciência no século XX e “foi de fundamental importância histórica para a UNIR poder enviar um representante para participar ativamente dessas atividades acadêmicas, expondo nossa instituição ao mais alto gabarito de pesquisadores mundiais na área de astronomia, astrofísica e cosmologia”, destacou.
A professora acrescenta que a meta do programa é atender a todos os municípios de Rondônia, levando ciência com o mais alto nível institucional, pensando nas gerações futuras como o maior vetor de divulgação científica para as próximas gerações.