Publicado em: 30/06/2020 08:52:17.945
O Departamento de Ciência da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Projeto “Informe-CI: Curadoria de conteúdos digitais para Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos”, coordenado pelo professor Pedro Andretta, procura levar para as redes sociais conteúdos selecionados desenvolvidos para bibliotecários, arquivistas e museólogos.
Com mais de 2.600 seguidores no Instagram, mais de 1.000 seguidores no Facebook e outros 70 assinantes das NewsLetters e Canal Telegram, o Projeto Informe-CI leva diariamente indicações de notícias, matérias e publicações atuais em âmbito nacional e internacional relacionadas à Ciência da Informação para estudantes, profissionais e interessados da área de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.
O projeto, voltado à informação e formação de profissionais da informação, conta com um dispositivo que integra plataformas digitais e redes sociais, monitorando diariamente 450 fontes de informação, entre blogs, sites e periódicos especializados em biblioteconomia, arquivologia e museologia, além de áreas relacionadas como educação, tecnologia e ciências, por meio da tecnologia Rich Site Summary (RSS). Por meio desse monitoramento, são selecionados oito "informes" por dia, divulgados em todas as redes sociais, além de sínteses das postagens por meio da NewsLetters diária.
Para o coordenador do Projeto, a mobilização das principais redes sociais no projeto, além da disposição de suas próprias redes como Twitter e Linkedin para disseminação dos conteúdos selecionados, possibilita visibilidade das ações desenvolvidas e a apropriação dos conteúdos pela comunidade. Foram mais de 1000 conteúdos selecionados e disseminados desde março e, por enquanto, 87 edições diárias das NewsLetters. O Professor explica ainda que esses conteúdos selecionados também são classificados e armazenados em seu site do Informe-CI, possibilitando consulta futura e visando facilitar a recuperação dos “informes” para estudos e pesquisas.
As redes sociais do projeto podem ser acessadas em @informeci no Facebook e Instagram, ou por meio do link https://linktr.ee/informeci.