Filme rondoniano será exibido na 20ª edição do Festival Internacional da Linguagem Eletrônica


Publicado em: 25/06/2019 14:40:47.021


Vai ter filme rondoniano na 20ª Edição do Festival Internacional da Linguagem Eletrônica (FILE), que inaugura nesta quarta-feira, 26, em São Paulo. O vídeo Experimental "Rapsódia do Ocaso Contínuo" da dupla Madeirista Ariana Boaventura e Joesér Alvarez, finalmente estréia no Brasil, e, num festival internacional.
 
A importância de estrear na  seção Hipersônica do FILE/Br atesta que as produções do Coletivo Madeirista dialogam com as tendências e interstícios da cinematografia contemporânea muito além do viés regional, atingindo uma universalidade própria de uma arte que se quer dizer em qualquer língua, bem além da mera visão de uma obra "para inglês ver", com temáticas que abordam questões pertinentes não só à geografia amazônica, mas tangem situações próximas da essência do humano, para além dos rótulos e estereótipos do senso comum.
 

Sinopse:
Um breve pôr do sol na floresta filmado em plano contínuo remixado. Uma metáfora para as queimadas causadas pelo desmatamento contínuo da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. O som ambiente original é urbano, capturado com a câmera durante as filmagens nas ruas. Sua velocidade foi alterada, e o som de carros e ônibus passando deu origem a outra paisagem sonora, referindo-se aos sons da floresta, e ao seu espírito protetor, como a Matinta, cujo assobio agudo anuncia sua presença. O plano contínuo acelera, diminui e repete este ciclo em mudanças quase imperceptíveis ao olho. Sons de pássaros, tratores, motosserras e crepitações de chamas estão entrelaçados em uma narrativa final melancólica em seu retrato fiel.

 
Ano: 2017
 
Duração: 05:55
 
PARA ASSISTIR: 
https://youtu.be/UCgeMhutgWM

 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FILE:
 https://bit.ly/2LhDbXU
 




Ariana Boaventura
CHEFE DO DEPARTAMENTO DE LIBRAS
Portaria nº 911/2016/GR/UNIR de 29 setembro de 2016
 Professora de LIBRAS/Tradução da UNIR
Tradutora e Intérprete de LIBRAS da APPIS e ASPVH