Publicado em: 28/06/2019 12:04:01.255
O Conselho Superior Universitário (CONSUN) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aprovou, por unanimidade, na sessão realizada na manhã do dia 26 de junho de 2019, no auditório da UNIR-Centro, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIR, com vigência para o quinquênio 2019-2024. 
Na apresentação do documento, o reitor Ari Miguel Teixeira Ott comenta que a UNIR “se constituiu e se afirmou como única universidade pública e gratuita do Estado de Rondônia, pois, passados 37 anos, vem cumprindo sua missão constitucional de desenvolver ensino, pesquisa e extensão; formou milhares de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento”, e que “em qualquer escola, em qualquer unidade de saúde, em qualquer órgão de governo estadual ou municipal, em qualquer empresa do setor privado estará um licenciado ou bacharel formado pela UNIR”.
Após discussão e análise do documento e apreciação do parecer, elaborado pelo conselheiro George Queiroga Estrela, diretor do Campus de Guajará-Mirim, que se manifestou favorável à aprovação do documento, o Conselho Superior aprovou a proposta por unanimidade. No Parecer, o relator ressaltou a necessidade de fortalecer a mobilização permanente da sociedade rondoniense em favor da consolidação e expansão da UNIR e a necessidade de fazer previsões razoáveis e exequíveis de modo a trazer credibilidade institucional, destacando a necessidade de comprometimento organizacional e individual no cumprimento das previsões e a consciência de que a cada um caberá uma parcela de responsabilidade para os próximos cinco anos.
O reitor Ari Ott, por sua vez, destacou a grandeza do documento do PDI e afirmou que só é possível de ser concluído quando muitas pessoas dedicam seu tempo e talento à tarefa. Assim finalizou o reitor, agradecendo a todas as pessoas que colaboraram com a elaboração do PDI.
A presidente da Comissão de Elaboração e Coordenação do PDI UNIR 2019-2024, mestra Alessandra Carvalho de Souza Melo Dias, ao se pronunciar ao Conselho Superior Acadêmico, em nome da Comissão do PDI, agradeceu à administração superior da Universidade por “confiar tão importante missão ao grupo de professores e técnicos que compõem a Comissão”. Fez também um breve relato sobre o documento que tramita no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Universidade e apresentou as etapas, em linhas gerais, que conduziram todo o processo ao longo dos anos de 2017, 2018 e 2019. E informou que o documento do PDI 2019-2024, com vigência de 2019.2 a 2024.1, será disponibilizado e publicado pela reitoria na página institucional até o final do mês de julho, após tratamento gráfico e revisão textual.
Histórico da elaboração do PDI UNIR 2019-2024
O documento foi elaborado a partir das orientações do Livro FORPDI (2017) e da plataforma do Sistema FORPDI, uma ferramenta que propicia a elaboração, o gerenciamento e o acompanhamento dos PDI’s das Universidades Federais e demais Instituições Públicas.
O FORPDI surgiu como produto final de pesquisas desenvolvidas pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), junto à Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de Brasília (UNB), entre outras universidades participantes de grupo de trabalho criado exclusivamente para auxílio nas discussões e definição do software.
Em dezembro de 2017 a Gestão Superior da UNIR realizou a I Reunião Geral de Trabalho para apresentar a metodologia do Sistema FORPDI e os dados institucionais aos dirigentes e gestores da Universidade, bem como com aos presidentes das Câmaras dos Conselhos Superiores CONSEA e CONSAD. A reunião contou ainda com a participação externa do presidente do FORPLAD, professor Tomás Dias Sant’Ana (UNIFAL), dois integrantes da equipe de criação do sistema, Eduardo Gomes Salgado (UNIFAL) e Edney Pereira Pinto (UFLA) e do presidente da Fapero, Francisco Helder de Souza Oliveira.
A reunião foi proposta pela Comissão do PDI, com o objetivo de promover ampla discussão das informações institucionais e do diagnóstico relacionado aos dados, índices, resultados e indicadores de desempenho da UNIR ao longo dos cinco anos de vigência do PDI 2014-2018, vigente de 2014.2 a 2019.1. As discussões levaram em consideração a matriz orçamentária da Universidade e os indicadores de desempenho dos cursos de graduação e de pós-graduação, com base no ensino, pesquisa e extensão; especialmente em relação aos critérios estabelecidos para programas de pós-graduação e pelo próprio Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), diretamente relacionados ao Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE), Avaliação dos Cursos e Avaliação Institucional Externa.
Durante o ano de 2018 foram realizados Fóruns de Debates, Seminários, Atividades, Estudos em Grupo e Audiências organizadas por cada Unidade Administrativa da UNIR, nos seus oito Campi (Guajará Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena), com a participação das Câmaras dos Conselhos Superiores, gestores, docentes, técnicos e discentes.
Em abril de 2019, após conclusão da etapa de debates, levantamentos e discussões, a partir dos Planos das Unidades, inclusão dos dados pelas unidades na Plataforma FORPDI UNIR e do tratamento técnico dos dados pela Comissão do PDI 2019-2024, a Reitoria realizou a II Reunião Geral de Trabalho, que contou com a participação do superintendente da Controladoria Geral da União (CGU-RO), João Mourão Mendes. A reunião seguiu a metodologia de Trabalho em Grupo e teve por objetivo analisar, revisar e/ou propor objetivos, metas e indicadores na Plataforma FORPDI UNIR 2019-2024, em conformidade com as políticas de ensino, pesquisa e extensão, alinhados ao instrumento de avaliação externa e demais marcos normativos do Sinaes.
Os Grupos foram constituídos a partir dos critérios dos cinco eixos do Sinaes (Planejamento e Avaliação, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura) e de suas dez dimensões (Planejamento e Avaliação, Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional, Responsabilidade Social, Políticas para o Ensino, Pesquisa e extensão, Comunicação com a Sociedade, Políticas de Atendimento aos Estudantes, Políticas de Pessoal, Organização, Gestão, Sustentabilidade Financeira e Infraestrutura Física) para garantir o alinhamento com os marcos regulatórios. 