GTGA e CPT realizam o Seminário “Amazônia: novos desafios para os Povos desta Terra”


Publicado em: 16/07/2019 20:41:43.522


O Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (GTGA/UNIR/CNPq), em parceria com a Comissão Pastoral da Terra de Rondônia (CPT/Rondônia), convida a sociedade para participar do Seminário "Amazônia: novos desafios para os Povos desta Terra", que será desenvolvido nesta quinta-feira, 18 de julho, das 8h às 12h, no Auditório da UNIR/Centro.

O objetivo do evento é reunir a comunidade acadêmica, organização dos povos e comunidade tradicionais, movimentos sociais, agentes pastorais e campesinas, para analisar os desafios sociais frente à expansão econômica do neoextrativismo que pressiona os territórios dos povos amazônicos.

As palestras serão proferidas pelo Doutor Willas Dias, do Núcleo de Estudos de Políticas Territoriais na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (NEPTA/UFAM), pelo Professor Ricardo Gilson da Costa Silva (GTGA/UNIR/CNPq) e pela agente pastoral Maria Pretronila (CPT/RO).

Participam da atividade representantes da CPT dos estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. O evento compõe o conjunto das ações do Projeto de Extensão Cartografia dos Conflitos Territoriais em Rondônia do Programa Institucional de Bolsa de Extensão e Cultura (PIBEC/UNIR) e Projeto de Pesquisa Território e Territorialidades em Rondônia, da UNIR e Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO).
Será emitido certificado de participação.

Outras informações, acessar o link: http://www.gtga.unir.br/