“Fonética Forense: a fala como evidência” é tema de minicurso do Mestrado em Letras da UNIR


Publicado em: 18/07/2019 09:37:56.251


O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras (PPGML) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) ofertará o minicurso “Fonética Forense: a fala como evidência” no dia 8 de agosto de 2019, às 14h, no auditório da UAB, campus de Porto Velho.
Os interessados em participar do minicurso podem fazer a inscrição previamente por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/JRmGjXsCYMx25NJC7.
A ministrante será a professora Audinéia Ferreira da Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB).
A coordenação do evento orienta que os participantes levem notebook para download dos programas (opcional) a serem utilizados e para melhor aproveitamento do curso.
Sobre o minicurso
A identificação de voz é uma das áreas da Linguística Forense que visa encontrar no sinal da fala pistas que possam identificar uma voz específica, ou seja, distingui-la de outras. Esse tipo de investigação tem ganhado destaque e relevância nos últimos anos, uma vez que, a amostra de fala pode ser a única evidência de crimes como subornos e chantagem, por exemplo. Assim, as pesquisas em identificação de voz partem de parâmetros acústicos que estão correlacionados à anatomia, à fisiologia, à neurofisiologia, ao desenvolvimento neurológico e ao léxico do falante e podem ser determinados por análises perceptual e acústicas. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar um panorama dos estudos em Fonética Forense no Brasil e indicar alguns dos métodos de análise utilizados nessa área.
Serviço - Minicurso “Fonética Forense: a fala como evidência”
Ministrante: Profa. Dra. Audinéia Ferreira da Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB)
Data: 8 de agosto de 2019
Hora: 14h
Local: Auditório da UAB – Campus de Porto Velho - UNIR
Inscrições: https://forms.gle/JRmGjXsCYMx25NJC7