Professora da UNIR ganha prêmio de melhor tese de doutorado na 64ª Reunião Anual da RBras


Publicado em: 09/08/2019 10:03:57.035





















    A professora doutora Vania Corrêa Mota, lotada no Departamento de Matemática e Estatística (DAME) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no campus de Ji-Paraná, ganhou o prêmio de melhor tese de doutorado na 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 18º Simpósio de Estatística Aplicada à experimentação Agronômica (SEAGRO), realizados em Cuiabá, MT, no período de 29 de julho a 02 de agosto.
    A tese intitulada "Modelagem Fuzzy, Geoestatística e Estatística na avaliação de sistema de confinamento para bovinos no modelo Compost Barn" teve como banca avaliadora os professores doutores Paulo Jorge Canas Rodrigues, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Joel Augusto Muniz, da Universidade Federal Lavras (UFLA); e Alessandro Dal´Col Lúcio, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membros da RBras,  que pertencente à The International Biometric Society, uma sociedade científica fundada em 1955, de caráter cultural, sem fins lucrativos, dedicada aos pesquisadores brasileiros que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos das Ciências Agrárias, Biologia e áreas afins.
    A 
64ª RBras e o 18º SEAGRO é o mais importante evento científico da comunidade acadêmica de estatística aplicada.(http://www.rbras.org.br/).
    Segundo a professora Vania Mota, "os métodos propostos na tese têm sido empregados na modelagem e no controle do ambiente interno de instalações para bovinos leiteiros, cujas análises, coleta de dados e estudo foram realizados para o sistema de confinamento no modelo Compost Barn".   Ela destaca que o estudo a respeito do quanto os fatores ambientais e o microclima das instalações de bovinos leiteiros influenciam no desempenho da produção do animal tem ganhado espaço no meio científico e prioridade do ponto de vista dos produtores. A ideia é que os animais estejam em condições ideais para que possam expressar todo o seu potencial genético.
    Pelas conclusões da pesquisadora "A principal particularidade do sistema Compost Barn é o processo de compostagem aeróbia da cama (local de descanso dos animais), que é induzida pela constante homogeneização dos dejetos animais associados a aeração da cama orgânica".      
    A professora ressalta que o sucesso do sistema foi tão grande que no final de 2014, o número de instalações Compost Barn teve um crescimento superior à trinta instalações no Brasil. No caso de Minas Gerais, algumas instalações Compost barn já podem ser encontradas nas cidades de Patrocínio, Sete Lagoas, São João Del Rey, Santa Juliana, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Lavras, Carmo da Cachoeira, Juiz de Fora e Três Corações. Atualmente já existe esse sistema em vários estados, inclusive em Rondônia, e que apesar do aumento da popularidade do sistema Compost Barn no Brasil, o conhecimento científico sobre este sistema é escasso, necessitando, portanto, de mais estudos e pesquisa.
    Vania realizou seu doutorado na UFLA,  sob orientação dos professores Daniel F. Leite e Ednilton T. Andrade. A tese foi defendida no dia 29 de junho de 2018, como etapa para obtenção do título de doutora em Engenharia Agrícola.