Publicado em: 30/08/2019 15:08:04.538
O professor doutor Paulo Sérgio Dutra, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Migração (GEPRAM), do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, participou de 21 a 23 de agosto, do II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Norte (COPENE NORTE), realizado sob coordenação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
No evento o professor apresentou o trabalho intitulado Pesquisa Sobre a População Afro-amazônica: Um Olhar a Respeito do Negro em Trabalhos Produzidos pelos Programas de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006-2019). Durante o evento ele também desenvolveu a oficina denominada: Oficina de criação de histórias Infantis em conformidade com as leis: 10.639/2003 e 11.645/2008 e coordenou a Sessão Temática: Populações Negras e História de Educação na Amazônia. Estabeleceu diálogos com pesquisadores e pesquisadoras das universidades UFT, Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) para criação de propostas de pesquisas que tenham como tema as relações étnico raciais, negro e história da educação, educação quilombola entre outros.
Segundo o docente e pesquisador Paulo Sérgio Dutra, como resultado desses diálogos ficou compromissado que o III COPENE NORTE será realizado em Rondônia e terá como sede a UNIR, no ano de 2021, já que o evento é bianual.