UNIR forma sua primeira turma em Educação do Campo


Publicado em: 02/09/2019 17:31:06.64


    Na quinta-feira, 29 de agosto, a cerimônia de colação de grau solene integrada da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura contou pela primeira vez, com concluintes da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOCs), com um total de trinta e sete pessoas que se somaram aos demais formandos de outros cinco cursos do campus.
    A formatura da primeira turma é um marco para a Educação do Campo em Rondônia e para a Universidade pública na região amazônica. O curso iniciou em setembro de 2015 como resultado da luta dos movimentos sociais do campo e do esforço em conjunto de docentes dos cursos de Pedagogia e História do campus Rolim de Moura que se dispuseram a elaborar uma proposta para concorrer ao Edital de Chamada Pública n° 2, de 31 de agosto de 2012, da extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Com a aprovação, a UNIR garantiu a oferta inicial de 120 vagas para o curso de Educação do Campo, divididas entre as habilitações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. O Edital ainda contemplou a UNIR com quinze códigos de vagas para docentes e três códigos de vaga para servidores técnicos, a fim de estruturar o curso. Desde então, três turmas ingressaram na UNIR por meio de processo seletivo específico e a seleção de uma nova turma está em andamento, com a realização das provas programada para 8 de setembro e o início das aulas para 7 de outubro.

O público alvo do curso é formado por jovens e adultos de comunidades do campo; professores em exercício nas escolas do campo que não possuem ensino superior; professores em exercício nas escolas do campo que já possuam ensino superior e profissionais da educação em exercício nas escolas do campo, professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo.

O curso tem por objetivo a formação de educadores e educadoras do campo, com o fortalecimento do vínculo com as escolas do campo e também com movimentos e organizações sociais que atuam em processos educativos comunitários no campo. Realizado em regime de Alternância, oferece uma alternativa de acesso ao ensino superior aos povos do campo, das florestas e das águas, sem que precisem abandonar suas comunidades durante o período de formação.

Como resultado desta primeira turma de formandos/as, a Educação do Campo sai fortalecida com a produção de conhecimento fruto dos trinta e sete Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos, que versaram sobre diferentes temáticas, tais como escolas do campo e outros processos educativos, letramento científico, ensino de Ciências, saberes tradicionais, plantas medicinais, processos agroecológicos, políticas públicas, juventude rural, mulheres do campo, movimentos sociais, transporte escolar, adoecimento docente, história da educação, conflitos agrários, sustentabilidade, uso de agrotóxicos, saúde no campo, alimentação, fauna e flora, educação especial, entre outros temas relevantes.

O Departamento de Educação do Campo, conhecendo as dificuldades e desafios diários enfrentados pelos/as estudantes, suas famílias e por aqueles/as que lutam para permanecer no campo com uma vida digna, resistindo a violências de toda ordem, felicita os/as concluintes por esta conquista, que nos enche de esperança na construção do campo como um território do bem viver, lugar de vida e memória, de trabalho e de luta.

Departamento de Educação do Campo, Rolim de Moura, 02 de setembro de 2019

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