Comunicado aos Servidores e Unidades do campus da UNIR em Porto Velho sobre o Inventário Anual de Bens Móveis.


Publicado em: 06/09/2019 11:30:47.532


    A Comissão de Inventário de Bens Móveis do Campus Porto Velho vem reiterar a comunicação, publicada no dia 08 de agosto, sobre os procedimentos e prazos referentes ao inventário anual de bens móveis do Campus Porto Velho em cumprimento à Portaria Nº 26/2019/DPAD/PRAD/UNIR.
    Reitera-se também que os procedimentos a serem realizados pelos servidores e setores no que se refere à verificação física dos bens móveis, atestando a sua localização física, identificando o seu estado de conservação e realizando a apropriação aos devidos responsáveis pelo uso.

Enfatiza-se que os relatórios e formulários de inventários de bens móveis dos servidores e dos setores, deverão ser entregues em formato impresso (físico), não havendo a necessidade de ser encaminhado via SEI, em virtude desta comissão, ao recebimento destes relatórios, necessitará realizar a análise do grande volume de documentos e para dar maior celeridade na conclusão do referido inventário.
PROCEDIMENTOS A SEREM REALIZADAS PELOS SETORES E SERVIDORES
    De acordo com a Instrução Normativa Nº 012/UNIR/GR/2014, de 25 de Agosto de 2014 caberá ao servidor responsável pelo setor:
1 - Acessar o sistema SIP por meio do link http://sistemas.unir.br/sip e emitir o "RELATÓRIO DE BENS MÓVEIS POR SETOR" para fazer a verificação física dos bens constantes no seu setor, da seguinte forma:
a. Verifica o número patrimonial do bem;
b. Verifica a descrição do bem;
c. Verifica se o bem se encontra em perfeitas condições;
d. Se o bem estiver em perfeitas condições e em uso no local de guarda, informar que o estado do bem é Bom (B) ou Regular (R) e procede a verificação do próximo bem (estas informações poderão ser descritas manualmente a caneta ao lado do número de tombamento do bem no Relatório do setor emitido no SIP); e. Se o bem não estiver em condições de uso, informar que o bem se encontra Inservível (I) ou Precário (P) à direita da relação (estas informações poderão ser descritas manualmente a caneta ao lado do número de tombamento do bem no Relatório do setor emitido no SIP);
f. Se o bem estiver em boas condições de uso, mas não estiver sendo utilizado nesse local, informar que o bem se encontra Ocioso (O), à direita da relação (estas informações poderão ser descritas manualmente a caneta ao lado do número de tombamento do bem no Relatório do setor emitido no SIP);
g. Na verificação física dos bens, proceder o preenchimento dos "FORMULÁRIOS DE BENS MÓVEIS" em anexo, devendo ser datado e assinado. Caso não haja bens enquadrados na situação dos formulários este deverá ser apresentado com a informação "FORMULÁRIO EM BRANCO", devendo ser datado e assinado.
2 - Solicitar a cada SERVIDOR LOTADO NO SETOR que acesse o sistema SIP por meio do link http://sistemas.unir.br/sip/index.xhtml e EMITA O SEU RELATÓRIO DE BENS POR RESPONSÁVEL E PROCEDA À VERIFICAÇÃO CONFORME OS TÓPICOS A,B,C,D,E,F,G DESCRITOS ACIMA. 
(SENDO FINALIZADA A VERIFICAÇÃO DO "RELATÓRIO DE BENS MÓVEIS POR RESPONSÁVEL" E O PREENCHIMENTO DOS "FORMULÁRIOS DE BENS MÓVEIS" ESSE MATERIAL DEVERÁ SER ASSINADO, DATADO E ENTREGUE AO RESPONSÁVEL/CHEFE DO SETOR);
3 - Entregar datado e assinado via memorando destinado à Comissão de Inventário de Bens Móveis do Campus Porto Velho, os Relatórios de Bens por Setor, bens por Responsável e os Formulários de Bens Móveis do setor e dos responsáveis.
4 - Disponibilizar um servidor para acompanhar a comissão na fase de verificação in loco, com dia e horário a ser acordado entre a unidade e a comissão, conforme o Art. 4° da Portaria n° 26/2019/DPAD/PRAD/UNIR. Para efeito de complementação do item 2, a Portaria n° 26/2019/DPAD/PRAD/UNIR em seu artigo 3° estabelece que: “Art. 3° Cada unidade deverá apresentar à Comissão de Inventário de seu respectivo Campus até a data a ser divulgada por e-mail ou no sítio oficial da  UNIR, o levantamento físico dos bens móveis por servidor (responsável) que esteja lotado na mesma, conferindo as existências físicas com o relatório disponível no Sistema de Informação Patrimonial (SIP), acessível pelo link http://sistemas.unir.br/sip, o qual será objeto de verificação da referida comissão.”
OU SEJA, OS SERVIDORES DAS UNIDADES EMITIRÃO O SEU RELATÓRIO DE BENS POR RESPONSÁVEL, POR MEIO DO SIP COM O SEU ACESSO INDIVIDUAL PARA ENTÃO, REALIZAREM O LEVANTAMENTO FÍSICO DOS BENS QUE ESTÃO NA SUA RESPONSABILIDADE. AS UNIDADES DEVERÃO ENTREGAR OS SEUS RELATÓRIOS E FORMULÁRIOS DE INVENTÁRIOS DE BENS MÓVEIS ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO DE 2019.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Antes da entrega final dos relatórios, caso seja constatado algum bem não vinculado ao setor, o responsável deverá notificar o detentor do bem para que faça o "termo de transferência de bem" para o setor onde esteja lotado ou para o setor onde o bem está em uso transferindo sua responsabilidade.
MESMO QUE O SERVIDOR ESTEJA DE FÉRIAS, LICENÇA MÉDICA OU AUSENTE DA UNIVERSIDADE POR QUALQUER MOTIVO, O RESPONSÁVEL PELO SETOR DEVERÁ SOLICITAR À COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO – COPAT OU A ESTA COMISSÃO A EMISSÃO DO RELATÓRIO DE BENS POR RESPONSÁVEL E FAZER A CONFERÊNCIA
DOS BENS DESTE(S) SERVIDOR(S) VISANDO GARANTIR A REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TODOS OS BENS MÓVEIS. 
TODO SERVIDOR DEVERÁ EMITIR O RELATÓRIO EM SEU NOME, PROCEDER COM A CONFERÊNCIA, ENTREGAR O RELATÓRIO DATADO E ASSINADO AO RESPONSÁVEL PELO SETOR ONDE ESTÁ LOTADO. CASO NÃO EXISTA BEM SOB SUA RESPONSABILIDADE NO RELATÓRIO DO SISTEMA CONSTARÁ A INFORMAÇÃO "NADA CONSTA"
COMO EMITIR OS RELATÓRIOS:
Relatório de bens por setor:
1º Passo: Acessar: www.sistemas.unir.br ;
2º Passo: Clique em SIP;
3º Passo: Digite o seu usuário e senha do SINGU;
4º Passo: Clique em “Bem (Patrimônio);
5º Passo: Clique em Consultar bem/local;
6º Passo: Digite o nome do setor e clique em “Consultar”;
7° Passo: Clique no sinal ( + ) e o relatório será visualizado.
Relatório de bens por responsável:
1º Passo: acessar: www.sistemas.unir.br;
2º Passo: Clique em SIP;
3º Passo: Digite seu usuário e senha do SINGU;
4º Passo: Clique em “Bem (Patrimônio);
5º Passo: Clique em Minhas informações;
6° Passo: Clique em bens sob minha responsabilidade;
7° Passo: Clique no ícone da impressora ao lado do nome “Relatório de Bens por
Responsável” e o relatório será visualizado.
SEGUEM EM ANEXO A ESTE E-MAIL, OS SEGUINTES FORMULÁRIOS:
a) Bens Móveis sem Tombamento;
b) Bens Móveis doados e não incorporados ao Patrimônio;
c) Bens Móveis pertencentes a Fundação Riomar;
d) Bens Móveis do CNPQ, CAPES, FINEP e demais entidades;
e) Bens Móveis de particulares;
f) Bens Móveis existentes pertencentes a outro setor/responsável;
g) Bens Móveis não localizados.
Para mais informações, a Comissão está à disposição no telefone (69) 2182-2151 e por e-mail: isis.pacheco@unir.br .

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.