Publicado em: 30/09/2019 09:27:20.591
O Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), e o Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em conjunto com a Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia (ExROPe) farão o lançamento do livro “Imperialismo, ambientalismo e Organizações não Governamentais (ONGs) na Amazônia” em palestra especial que acontecerá na próxima terça-feira (1º), a partir das 14h, no auditório da Diretoria de Educação à Distância (DIRED) eSistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado no campus José Ribeiro Filho da UNIR, em Porto Velho.
O lançamento do livro será coordenado por sua autora, a professoraNazira Camely, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordará temas referentes à preservação da natureza, defesa de seus povos originários e ambientalismo.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no próprio auditório da DIRED. No encerramento do evento, certificados de participação serão distribuídos aos participantes.
Sobre a autora
Nazira Camely nasceu em Cruzeiro do Sul (AC), em 27/04/68, e por erro do cartório – que demorava muito a passar nos seringais – foi registrada como tendo nascida um anos depois. Viveu até os 15 anos em Cruzeiro e daí foi morar na cidade do Rio de Janeiro para cursar o segundo grau (atual ensino médio). Nesta cidade fez graduação na UCAM e mestrado em economia na UFF. Por conta do forte desemprego e da falta de concursos públicos para as universidades, regressou ao Acre em 1998. A partir de 1999 começou a fazer pesquisas na Amazônia. Neste período pesquisou sobre as condições de trabalho e de vida das mulheres que trabalhavam na Fábrica de Processamento de Castanha Chico Mendes, na cidade de Xapuri. Trabalhou como professora em faculdades privadas e de 2002 a 2005 foi professora da Universidade Federal do Acre. Em 2005 retornou ao Rio de Janeiro onde cursou o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF e em 2009 concluiu a tese "A geopolítica do ambientalismo das grandes ONGs e o agravamento do problema agrário na Amazônia", sob a orientação do professor Ruy Moreira.
Desde 2011 é professora na Faculdade de Economia da UFF. É pesquisadora do NEB (Núcleo de Estudos sobre Economia e Sociedade Brasileira da UFF). Coordena o Laboratório de Geopolítica e Estudos Agrários e Ambientais sobre a Amazônia onde realiza pesquisas sobre a geopolítica de grandes ONGs ambientais e sobre o problema agrário em unidades de conservação ambiental. Ministrou cursos e orientou projetos de pesquisa no nordeste brasileiro. Seus estudos e pesquisas têm como referência o marxismo. É filiada e militante do Sindicato Nacional dos Professores de Educação Superior (ANDES) e apoiadora da luta democrática dos camponeses na Amazônia.
Ficha Técnica:
TÍTULO: IMPERIALISMO, AMBIENTALISMO E ONGs NA AMAZÔNIA
EDITORA CONSEQUÊNCIA
ASSUNTO: CIÊNCIAS SOCIAIS, ECONOMIA
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura
TAMANHO: 23,0 x 16,0cm
EDIÇÃO: 1ª – 2018
PÁGs. 352
ISBN: 9788569437512