Publicado em: 20/09/2019 09:29:10.333
O Observatório de Violência, Saúde e Trabalho (OBSAT) da Fundação Universidade Federal de Rondônia, em atenção ao “Setembro Amarelo”, está realizando palestras de vinculação à vida junto a professores, coordenadores e alunos das escolas públicas de Porto Velho.
Durante o mês de setembro a UNIR continua efetivando ações na luta pela prevenção do suicídio. Entre elas está o desenvolvimento da disciplina optativa “Introdução à Valorização da Vida”, iniciada no atual semestre letivo, com carga horária de 40 horas, na qual os alunos discutem, em sala de aula, assuntos como resiliência, enfrentamentos aos desafios da vida, laços, família, características do comportamento suicidário, como ajudar pessoas com comportamento suicidário, lesões autoprovocadas, entre outras questões importantes para evitar o suicídio.
Acadêmicos de todos os cursos da UNIR e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Porto Velho, incluíram a disciplina “Introdução à Valorização da Vida” em suas grades horárias.
Segundo a professora Wilma Suely Batista Pereira, responsável pelo item curricular, em todo o Brasil, além da UNIR, somente a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB) têm disciplinas voltadas à valorização da vida como forma de informar à sociedade os meios de compreensão de que o suicídio é algo complexo e multifatorial e também de propiciar vida melhor às famílias que sofrem por alguém que já tenha tentado e às já enlutadas por suicídio.