Publicado em: 25/09/2019 17:00:22.745
Considerando o Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019, o qual dispões sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/90 quanto a licenças e afastamento para ações de desenvolvimento;
Considerando a Instrução Normativa nº 201, de 11 de setembro de 2019, publicada no D.O.U em 12/09/2019, a qual dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, de que trata o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, pelos órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC;
Considerando a necessidade de preenchimento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR para o ano de 2020;
Encaminhamos a planilha anexa para levantamento da necessidade de ações de desenvolvimento. Assim, a Unidades Gestoras Responsáveis (UGRs) serão responsáveis pelo levantamento das demandas em suas Unidades, devendo encaminhar a planilha preenchida até o dia 07/10/2019 e enviadas, exclusivamente, para ccd@unir.br em formato editável. Caso a Unidade não encaminhe a demanda até a referida data, não será possível incluí-la posteriormente no Sistemas Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Economia.
Ressaltamos que todo e qualquer tipo de ação de desenvolvimento deverá constar neste formulário, pois a concessão de afastamentos, de curta e longa duração, e a participação em curso de capacitação e/ou treinamento e aperfeiçoamento somente serão possíveis se a ação estiver contemplada no Plano de Desenvolvimento de Pessoas, conforme a normativa em vigor.
Na oportunidade, solicitamos ainda que sejam consideradas as orientações abaixo, acerca do correto preenchimento da planilha, a fim de consolidarmos as ações de desenvolvimento e submetê-las ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC). O formulário apresenta 04 (quatro) abas para a inclusão de ações referentes a: afastamento para capacitação stricto sensu (mestrado, doutorado, pós-doutorado); licença para capacitação “quinquênio”; congresso, seminário, simpósio, workshop, colóquio, fórum, etc.; e curso de capacitação/treinamento.
OBSERVAÇÕES GERAIS
No formulário, deverão constar as ações a serem realizadas tanto por servidores da carreira do magistério federal (docentes) quanto pelos servidores do plano de carreira dos técnicos administrativos em educação;
Considerando o cronograma do sistema do PDP, as unidades deverão entregar o formulário à CCD até 10/10/2019 (ccd@unir.br);
Os Planos Anuais de capacitação das unidades para 2020 já elaborados ou em elaboração poderão ser utilizados para auxiliar na previsão dos afastamentos 2020, a serem inclusas no PDP;
CONCEITOS
Plano de Desenvolvimento de Pessoas: documento formal do órgão, a ser elaborado anualmente com o registro das necessidades de desenvolvimento dos servidores e das ações planejadas para atendê-las que serão executadas no ano seguinte ao do planejamento;
Ação de desenvolvimento ou capacitação: toda e qualquer ação voltada para o desenvolvimento de competências, organizada de maneira formal, realizada de modo individual ou coletivo, presencial ou a distância, com supervisão, orientação ou tutoria;
ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO
NECESSIDADE A SER ATENDIDA
Descreva a melhoria necessária para as atividades, processos e/ou desempenho, considerando sempre o alcance dos objetivos estratégicos do órgão. O que precisa ser melhorado, ampliado?
Exemplo para o correto preenchimento:
Forma Incorreta: Curso de informática - Excel
Forma Correta: Ampliar conhecimentos e habilidades na consolidação de informações provenientes de diferentes planilhas eletrônicas.
AÇÃO TRANSVERSAL
Ação transversal é caracterizada como uma ação comum a diversos servidores. Neste item deverá ser indicado com SIM ou NÃO.
PÚBLICO-ALVO
Informe a qual público será destinada a ação. Se individual, indique o nome do servidor e cargo. Caso a ação seja comum, indique o grupo de servidores (ex. “Servidores lotados na XXX/unidade/DGP” – “servidores TAE’s” – “servidores docentes”).
COMPETÊNCIA ASSOCIADA
Qual dentre as competências listadas possui maior potencial para atender as necessidades apontadas? Indicar uma ou mais competências associadas ao desenvolvimento requerido.
Competências:
➢Articulação
➢Autocontrole
➢Autocrítica
➢Comunicação eficaz
➢Condução de mudanças
➢Condução de equipes
➢Delegação
➢Desenvolvimento de equipes
➢Devolutiva (feedback)
➢Empatia
➢Engajamento (inspirar pessoas)
➢Flexibilidade
➢Gerenciamento de equipes
➢Gestão de conflitos
➢Inovação
➢Negociação
➢Orientação por resultados
➢Processo decisório
➢Relacionamento interpessoal
➢Representação institucional
➢Ensino, pesquisa e/ou extensão
➢Técnica/específica do cargo
➢Normativa/legal
➢Aplicativos e sistemas
➢Visão sistêmica
➢Saúde e segurança do trabalho
➢Sustentabilidade
QUANTIDADE PREVISTA DE SERVIDORES
Informar quantidade de servidores. Em caso individual indique “01”, caso seja para determinado grupo indique a quantidade aproximada.
SETOR
Indicar setor de atuação do servidor: individual ou grupo.
ENFOQUE DO EVENTO
Indique a opção que melhor representa o enfoque da ação:
➢Aprimoramento técnico: quando o foco é o aprendizado relacionado a um instrumento, uma técnica, metodologia, ferramenta, norma, sistema, etc;
➢Educação formal: ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, etc.
➢Comportamental, gerencial ou liderança: quando o foco é o aprimoramento de uma ou mais características comportamentais ou gerenciais;
➢Ingresso no serviço público;
➢Preparação para aposentadoria;
ÁREA TEMÁTICA
Indique a área temática da ação:
➢Gestão
➢Organização e Inovação Institucional
➢Planejamento e Orçamento
➢Serviços Gerais (logística)