UNIR faz abertura do II SIELLA - Seminário Internacional de Estudos Linguísticos e Literários das Amazônias


Publicado em: 10/10/2019 17:14:24.251


    Na noite de quarta-feira, 9 de outubro, aconteceu a abertura do II Seminário Internacional de Estudos Linguísticos e Literários das Amazônias (Siella) no campus de Porto Velho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O II Siella vai até sexta-feira (11) e tem como objetivo principal suscitar reflexões e discussões linguísticas e literárias da/na Amazônia, além de popularizar as produções científicas e literárias realizadas na e sobre a Amazônia.
    Durante a cerimônia de abertura do II Siella, o reitor da UNIR, professor Ari Miguel Teixeira Ott, falou sobre a importância de se realizar eventos científicos como este para divulgação das pesquisas realizadas na Amazônia e, sobretudo, para reafirmar o papel das universidades públicas brasileiras.                                                                                  
    Ari Ott destacou também o apoio mútuo estabelecido entre a UNIR e as universidades federais Fluminense (UFF), do Pará (UFPA), de Roraima (UFRR) e a estadual do Mato Grosso (Unemat), por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/CAPES), no qual os Mestrados em Letras (PPGML) e em Estudos Literários (PPGMEL) da UNIR tiveram projetos aprovados.
    O objetivo do Procad é a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação no país por meio da cooperação entre programas de pós-graduação e grupos de pesquisa de diversas instituições públicas de ensino superior do Brasil. Ainda sobre a relevância desse projeto, o professor Fábio Almeida de Carvalho (UFRR), coordenador do Proacad, enfatizou a importância do mesmo para o crescimento e fortalecimento de programas de pós-graduação mais novos, bem como o avanço nas pesquisas e na produção científica conjunta oriunda dessas parcerias.
    Ressaltando o caráter internacional do evento, a coordenadora do PPGML, professora Marília Lima Pimentel Cotinguiba, destacou a presença de professores, pesquisadores e palestrantes de outros países como Peru, Chile e Estados Unidos, cujas participações contribuem significativamente para as pesquisas e discussões sobre a produção cientifica e literária da/na e sobre a Amazônia.                                   
    Também participaram da solenidade de abertura a diretora do Núcleo de Ciências Humanas (NCH/UNIR), professora Walterlina Brasil; a coordenadora do PPGMEL, professora Mara Genecy Centeno Nogueira; o presidente da comissão organizadora do II Siella, professor Lucas Khalil; e a representante da Seduc/RO, Franciane Sousa da Silva.
Conferências de abertura
    Na mesma noite, seguindo o tema do evento, “Transfronteiras linguísticas e literárias: caminhos e práticas nas Amazônias”, a videoconferência realizada pela professora doutora Ana Pizarro (Universidad de Santiago de Chile) abordou a “Amazonia en America Latina".
Em seguida, na conferência "Tradição oral e narrativa moderna: novos encontros", o escritor Ricardo Virhuez (Lima/Peru) explanou sobre assuntos como narrativas orais e escritas, mitos e ficção científica.
Minicursos e exposição Fotolibras
    Na programação do primeiro dia do evento, durante a tarde do dia 9, aconteceram também os quatro minicursos e a exposição fotográfica do projeto Fotolibras – As despalavras nas transfronteiras linguísticas e literárias das amazônias, que está disponível no auditório Paulo Freire até o final do evento.
Para mais detalhes sobre as atividades, acesse a programação completa do II Siella e o caderno de caderno de programação e resumos das comunicações orais.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.