Publicado em: 21/10/2019 10:48:28.247
A abertura do V Festival UNIR Arte e Cultura aconteceu na noite de sábado, 19, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. Estima-se que o evento, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), terá mais de 250 atividades e apresentações durante os meses de outubro e novembro em todos os campi da UNIR, com apoio da Secretaria de Educação (SEDUC) e Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL).
Na abertura do Festival, o ator carioca Gustavo Ottoni, afirmou que trata-se de um acontecimento tão especial que, já a partir do seu nome, uma ação de grande importância é marcada. “Unir Arte e Cultura possibilita o entrelaçamento de dois pontos de grande significado para o fortalecimento de toda sociedade...”, disse ele.
O Deputado Federal Léo Moraes enalteceu o Festival e destacou sua importancia para a academia e sociedade rondoniense, e que por isso, faz questão de apoiar sua realização.
Ao agradecer a presença da plateia, a pró-reitora da UNIR, Marcele Regina Nogueira Pereira, reconheceu o empenho de toda a equipe da PROCEA e afirmou que o evento mostra o quanto a comunidade acadêmica da UNIR está viva.
Já o reitor Ari Miguel Teixeira Ott, em seu pronunciamento, deixou claro que realizações como o V Festival UNIR Arte e Cultura são verdadeiros exemplos de valorização e efetivação das características culturais da nossa gente. E, parabenizou todos que, de maneira direita ou indireta, participam da viabilização do evento.
Fizeram parte da noite de abertura do Festival o Duo Clariar, formado por Andréa Figueiredo e Jéssica Gubert; o Grupo Amazon Bossa, com Andréa Figueiredo, Ronildo Carvalho e Alexandre Negreiros e o Grupo de Dança Mananu, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
No domingo a peça teatral O Alienista, baseada no conto de Machado de Assis, foi encenada pelo ator Gustavo Ottoni, que no encerramento de sua apresentação, emocionado, disse “Poder estar com vocês nesta noite é, para mim, um grande presente, pois esta é a centésima apresentação que faço de O Alienista e, como prêmio, pude sentir toda a energia da gente da Amazônia”.
Programação do V Festival UNIR Arte e Cultura
Para acessar a programação do V Festival UNIR Arte e Cultura em Porto Velho, clique aqui. O cronograma do evento nos demais campi da UNIR pode ser visualizado no arquivo abaixo.
Fotos: Patrícia Pessoa, Mario Roberto Venere e Thiéle Elissa.