Publicado em: 30/10/2019 10:45:08.582
O autor e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Daniel Belik, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e ao Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH) foi um dos vencedores da II Edição da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) com a melhor tese produzida sobre o Brasil na Europa no ano de 2018, intitulada “Indigenous Routes: Interfluves and Interpreters in the upper Tapajós (c.1750 to c.1950)”.
O outro contemplado foi Octavie Eugénie Paris da Université Jean Moulin Lyon 3 – Université de Lyon com o trabalho “Habiter un logement populaire locatif du centre-ville: la place des cortiços à São Paulo, Salvador et Belém”.
A premiação para as teses de ambos os pesquisadores aconteceu durante o II Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), realizado no período de 18 a 20 de setembro, em Paris.
Sobre o autor e a tese
Daniel Belik é doutor pela University of St. Andrews, na Escócia e, atualmente, realiza seu Pós-Doutorado no PPGG da UNIR, onde desenvolvepesquisas sobre história indígena na Amazônia. Na tese, o autor apresenta uma descrição etnográfica da história indígena e da colonização do rio Tapajós, na Amazônia Brasileira, fornecendo material etnográfico e histórico dos povos indígenas que circularam pelo Alto e Médio Tapajós, de modo a examinar suas lógicas de contato interétnico.
Sobre a Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE)
Fundada em 2017, na cidade de Leiden, na Holanda, a ABRE tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento dos estudos brasileiros na Europa e o diálogo entre brasilianistas europeus – e destes com outros parceiros, no Brasil e nas demais partes do mundo. Por meio de seus congressos bienais e de outras iniciativas, a Associação coloca-se como uma estrutura facilitadora, a qual busca favorecer pesquisas conjuntas de pesquisadores brasileiros e europeus, seu financiamento por bolsas e programas, bem como sua comunicação.
Maiores informações sobre a ABRE podem ser acessadas no link http://abre.eu/.
Sobre o PPGG e o GENTEH
O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia é um curso ministrado pela UNIR, composto pelas atividades de Ensino de Pós-Graduação. A finalidade do programa é “Contribuir de forma significativa e decisiva no aprofundamento de estudos da Geografia na Panamazônia”. A área de concentração é “Ambiente e Território na Pan-Amazônia”, apresentando duas linhas de pesquisas: “Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental (PMG)” e “Território e Sociedade na Pan-Amazônia (TSP)”.
O Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH) é certificado pela UNIR junto ao Diretório Geral de Pesquisas (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi formalizado em 2019 com o propósito principal de enfocar estudos geográficos sobre natureza e territorialidades na Panamazônia, sobretudo relacionados aos povos originários e populações tradicionais. É coordenado pelo professor doutor Adnilson de Almeida Silva, vinculado ao Departamento de Geografia e ao PPGG da UNIR.