Publicado em: 08/12/2020 17:26:01.589
A nova gestão da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), chega à sua segunda semana e a avaliação deste princípio de trabalho tem sido positiva. “Estamos fazendo nossa transição de maneira bastante tranquila, buscando manter as ações em andamento, as aulas remotas, mas também implementando o que é a nossa proposta de aproximar a Universidade cada vez mais da sociedade rondoniense”, disse a Reitora, Profª Marcele Pereira.
Ao longo das duas primeiras semanas na Reitoria, a professora Marcele esteve com parlamentares de Rondônia, com setores do Governo do estado e com grupos da própria Universidade: “A agenda tem sido intensa, e temos certeza que os resultados virão muito em breve”, avaliou a nova reitora.
Logo após a posse no dia 26 de novembro, o senador Marcos Rogério esteve no Gabinete da Reitoria, em uma reunião na qual ouviu detalhes sobre a atuação da Instituição e sobre as obras atualmente em andamento nas oito unidades da UNIR em todo o Estado. O senador se dispôs a mediar junto Governo Federal as demandas da Universidade. “As parcerias com parlamentares são fundamentais, e o senador Marcos Rogério tem sido um aliado na busca pelos recursos que a nossa Instituição tanto precisa para tornar ainda mais efetiva sua atuação”, destacou a professora Marcele Pereira.
Já no dia 1º de dezembro o Secretário de Educação de Rondônia, Suammy Vivecananda, reuniu-se com a Reitora. Na pauta do encontro, realizada no Gabinete da Reitoria, estava um amplo convênio entre a UNIR e o Governo do estado, que deverá alcançar diversas e diferentes ações, muitas delas já em desenvolvimento. Segundo o próprio Secretário, “tanto a Universidade quanto a SEDUC, possuem em comum objetivo de fazer as coisas públicas chegarem até o povo” De acordo com a Profª Marcele, as várias ações em parceria com a aquela Secretaria serão parte de uma cooperação ainda maior e mais constante. “São ações de extrema importância para a UNIR e para a Secretaria de Educação do Estado, mas com grande impacto efetivo na sociedade rondoniense, pois envolvem cursos de graduação, atividades educacionais e de pesquisa, colaboração em muitos setores, a ampliação de acesso dos alunos da rede estadual ao ensino remoto e alcance das políticas universitárias, por exemplo”, explicou a professora Marcele Pereira.
A nova reitora também recebeu as visitas de diversos professores e coordenadores de grupos de pesquisa da própria Universidade, acolhendo demandas e indicações de ações a serem desenvolvidas. “Têm sido contatos fundamentais para projetar o que vai ser efetivado nesta administração, especialmente naquilo que é uma necessidade: ações mais efetivas da Universidade junto à sociedade”, explicou a Reitora. Um destes encontros foi com a professora Rosângela Hilário, líder do Grupo de Pesquisa Audre Lorde, acompanhada por outros membros e parceiros do grupo, como a ativista Rosa Negra, do Movimento Negro Unificado. “Fomos levar à nova Reitora nossos votos de esperança no seu objetivo de acolher a diversidade ao longo da sua gestão”, disse a professora Rosângela.
“A universidade é diversa e todos os segmentos precisam ter espaço, esse é um compromisso e uma obrigação. Esta precisa ser a marca das ações que serão realizadas pela UNIR ao longo dos próximos anos: muito diálogo com todas e todos, ações junto à sociedade e trabalho efetivo para estruturar a Universidade e, assim, garantir condições cada vez melhores de trabalho para servidores e discentes”, concluiu a Reitora, Profª Marcele Pereira.