Docente da UNIR publica o livro "Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias"


Publicado em: 02/12/2019 09:57:16.656


    O docente Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizará o lançamento de livro de sua autoria, intitulado “Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias”. O evento acontecerá nas cidades de Porto Velho e Vilhena.

    A obra foi contemplada pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica.
    O trabalho da pesquisa é a análise de 28 documentários da série “Cineastas indígenas”, realizados entre 1999 e 2011 pelo projeto “Vídeo nas Aldeias”, precursor no Brasil na formação de cineastas indígenas. A partir desse exame fílmico, em uma perspectiva textual e contextual, o livro revela o processo de realização cinematográfica (preparação, filmagem e montagem) do projeto, no qual a autoria é compartilhada e a ética, um elemento presente em todas as etapas.
    Publicado pela Margem da Palavra, selo acadêmico da Editora Urutau, a obra é resultado da tese de doutorado do autor e conta com prefácio de seu orientador, professor Marcius César Soares Freire, do Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas.
 
    Breve currículo do autor
    Juliano José de Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual.
 

Evento
Serviço: Lançamento do livro “Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias”, de Juliano José de Araújo
Porto Velho
Quando: quinta-feira, 5 de dezembro
Horário: 19h40
Onde: Audicine Sesc Esplanada, Av. Presidente Dutra, nº 4175
Vilhena
Quando: terça-feira, 10 de dezembro
Horário: 19h30
Onde: Auditório da Biblioteca do campus da UNIR em Vilhena

 


 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.