Publicado em: 02/12/2019 17:30:25.537
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o gerente científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (Programa LBA), Alessandro Araújo, e equipe do Escritório Central visitaram o campus da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná.
Os dias 25 e 26 foram reservados para visitas aos sítios experimentais, equipados com torres micrometeorológicas, localizados na Fazenda Nossa Senhora (FNS) em Ouro Preto do Oeste e Reserva Biológica do Jaru (REBIO Jaru) no munícipio de Ji-Paraná.
No dia 27 foi realizada uma reunião interna com o coordenador local, professor Alberto Webler, e a professora pesquisadora Nara Luisa Reis de Andrade, como uma ação de avaliação e planejamento das atividades do escritório LBA regional. Na sequência houve apresentação dos planos de trabalho elaborados pelos estudantes da UNIR Ji-Paraná voltados para a temática LBA.
No dia 28 de novembro, o gerente científico do Programa LBA, Alessandro Araújo e equipe do Escritório Central estiveram visitaram a UNIR, Campus Ji-Paraná, quando estiveram com com o diretor João Gilberto, falando a respeito do futuro das pesquisas do LBA e a importante parceira estabelecida entre as duas instituições ao longo de 20 anos, ja que Ji-Paraná foi um dos primeiros sítios de pesquisa do Programa LBA. Também participou do encontro a chefe ICMBio da REBIO JARU Patrícia Ribeiro. Durante a reunião foi destacada a importância do ICMBio, como forte aliado no apoio logístico dos trabalhos de campo executados pelos estudantes e pesquisadores. A reunião rendeu alguns encaminhamentos, como a realização de um Workshop Científico, sobre as pesquisas desenvolvidas em Ji-Paraná, no qual alunos e pesquisadores poderão apresentar seus trabalhos e prospectar novas parcerias.
Além das reuniões e contatos com instituições parceiras, a equipe LBA ministrou palestras para alunos UNIR sobre "Discussão do protocolo de coleta, organização, processamento e controle de qualidade de garantia dos dados das torres" e "Instrumentação, programação de microcontroladores eletrônicos e o dia a dia de um operador de torre de observações micrometeorológicas".
Fonte: LBA