Publicado em: 09/12/2019 10:43:53.86
A Fundação Universidade Federal de Rondônia promoverá ações de incentivo à ciência e de divulgação científica em escolas de ensino fundamental e médio em diferentes cidades do estado a partir de 2020, por meio de parcerias entre diversas instituições de ensino superior e técnico do norte do país. Em Rondônia a liderança desta série de ações estará a cargo da UNIR. Trata-se do Programa Ciência na Escola, lançado neste ano pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de aprimorar o ensino de ciências em escolas de educação básica.
A UNIR é parte da rede de instituições, também integrada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e pelo Instituto Federal do Acre (IFAC). Um dos principais parceiros da UNIR é o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) que atua em conjunto na iniciativa desde o início da proposta. A rede que integra Rondônia, Pará e Acre é uma das três iniciativas regionais aprovadas pelo Programa Ciência na Escola, que foi instituído como ação nacional por meio do Decreto 10.151, de 02/12/2019.
Os principais objetivos do Programa Ciência na Escola são aprimorar o ensino de ciências mediante sua promoção por investigação voltado à solução de problemas, intensificar a qualificação de professores da educação básica para o ensino de ciências, estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas, identificar jovens talentos, fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de ciências, incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos, fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior e outras instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.
A UNIR e demais instituições envolvidas no projeto em Rondônia, foram representadas pelo professor Sandro Colferai, do curso de Jornalismo da UNIR do campus de Porto Velho, no Seminário Marco Zero do Programa Ciência na Escola, realizado nos dias 03 e 04 de dezembro no MCTIC, em Brasília. Durante o seminário, o programa, que terá a duração de 30 meses nesta primeira etapa, foi lançado oficialmente pelo ministro Marcos Pontes, com a presença de professores de universidades e institutos federais de outros 21 estados.