Publicado em: 23/12/2019 09:35:05.974
Nunca é fácil, mas 2019 foi um ano difícil para as Universidades brasileiras. Foi também um ano difícil para a UNIR. A cada mês nos interrogávamos se sobreviveríamos ao mês seguinte. E continuávamos caminhando passo a passo na travessia do deserto, mirando a estrela da esperança. Alunos, técnicos e professores, amarrados ao mastro da solidariedade, sem soltar as mãos, atravessamos a tempestade. A gratidão é o sentimento dominante.
Na resistência aprendemos novas lições. A comunidade acadêmica não quer digladiar, quer dialogar. A UNIR não quer viver em preto e branco, nem em cinquenta tons de cinza: quer viver uma Universidade colorida. Quer enfrentar com destemor as dificuldades, para se alegrar com o brilho do arco-íris. Quer protestar contra as iniquidades, lutar pela igualdade de oportunidades, mas quer essencialmente respeito e liberdade para trabalhar.
Não quer vencer no grito, mas convencer no sussurro da conversa. Não quer a cultura do ódio, mas a cultura da paz e do amor ao próximo. Nada muito longe do que nos ensinou a filosofia cristã.
Comemoramos o nascimento de Cristo e sua mensagem transformadora. Aguardamos 2020 com a convicção de que a tolerância seja o sentimento dominante.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Ari Miguel Teixeira Ott Marcelo Vergotti
Reitor Vice Reitor