Professor Juliano Cedaro toma posse como vice-reitor da UNIR


Publicado em: 09/03/2020 08:50:39.038


Em solenidade presidida pelo reitor Ari Miguel Teixeira Ott, tomou posse na tarde dessa sexta-feira, 6, no cargo de vice-reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o professor doutor José Juliano Cedaro. Vencedor do processo eleitoral realizado por meio de consulta à comunidade universitária e homologado na 114ª sessão Conselho Universitário (Consun). A nomeação se fez pela Portaria Nº 950/2019/GR/UNIR, publicada no Diário Oficial da União de 24 de dezembro último.                
À mesade honrada sessão solene do Consun, presidida pelo professor doutor Ari Ott, reitor da UNIR, reuniram-se os também professores doutores Uberlando Tiburtino, reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Marcelo Vergotti, que encerrou seu mandato como vice-reitor da UNIR, e José Juliano Cedaro, eleito vice-reitor para o período de 2020 a 2024.
Natural de Guaíra,no Paraná, Juliano Cedaro ainda criança migrou com sua família para Guajará-Mirim, onde concluiu o ensino fundamental na Escola Simon Bolívar e se formou, em 1988, professor de séries iniciais no curso de magistério do Instituto de Estadual de Educação Paulo Saldanha. Em 1989 ingressou como aluno da primeira turma de Psicologia da Unir. Participou ativamente de política estudantil, inclusive tendo ajudado a fundar o Centro Acadêmico de Psicologia. Também foi representante discente no antigo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que tinha atribuição equivalente ao atual Consea.
Foi bolsista de iniciação cientifica por dois anos, sob a orientação da professora Marisa Sá Leitão, quando começou a pesquisar o fenômeno HIV/Aids, e desde então direciona sua vida acadêmica para a psicologia da saúde. Em 1996 ingressou como docente do departamento de Psicologia, trabalhando, inda naquele ano, na antiga Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Dipex), que era uma subunidade da então Pró-Reitoria Acadêmica (Prac).
Em 1997 foi eleito chefe do Departamento de Psicologia, permanecendo na função até 1998. Concluiu em 2000 o mestrado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, prosseguindo com o doutoramento entre 2001 e 2005. Tão logo concluiu o doutorado, passou a atuar na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Propex). Em 2007, passou a fazer parte do banco de avaliadores do INEP.
Saindo da Propex, dedicou-se a articular a implantação do Mestrado em Psicologia, que veio a ser recomendado pela Capes em 2008 e começou a funcionar em 2009. Tornou-se o primeiro coordenador daquele programa de pós-graduação, permanecendo na função até 2011, quando se afastou para cursar estágio de pós-doutorado. Destaca-se que nesse período conseguiu a aprovação do projeto junto à FINEP para o início da construção do prédio da Psicologia, que veio a ser concluído em 2016.
A partir de 2012 começou a assumir a direção do Núcleo de Saúde (Nusau), a princípio interinamente e, depois, de forma efetiva, escolhido pela comunidade e eleito pelo Consun. Permaneceu nesse cargo até dezembro último. Ministra disciplinas na graduação em psicologia, sobretudo para concluintes que estão em campo de estágio em unidades de saúde, tam0bem no mestrado em psicologia e na especialização em saúde pública. Nesses programas, também tem orientandos sob sua responsabilidade.
Como pesquisador, faz parte do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (Cepefop) e do Laboratório de Genética Humana (LGH), participando de projetos de pesquisa e de extensão com pacientes com doenças neurodegenerativas raras.

 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.