Docente da UNIR publica artigo sobre Amazônia internacional em coletânea editada no Peru


Publicado em: 28/04/2020 09:53:12.872


    O professor do curso de Jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Sandro Colferai, teve o artigo “Interacciones em las ciudades amazónicas desde la perspectiva de la cartografia móvil”, escrito em coautoria com as professoras Fernanda Chocron Miranda e Maria Ataíde Malcher, ambas da Universidade Federal do Pará (UFPA), publicado no livro “Amazonas: Ruta Milenaria IV”, em Lima, Peru.
    O artigo, que aborda os processos comunicacionais a partir das particularidades e materialidades existentes em cenários amazônicos, foi selecionado pelo comitê editorial da série de publicações que tem o apoio da PetroPeru, a estatal petrolífera peruana e é voltado para a divulgação de pesquisas sobre a Amazônia internacional e para os diferentes campos do conhecimento.
    Segundo o professor Sandro, que é mestre em Comunicação Social e doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, o artigo é resultado de uma longa parceria entre grupos de pesquisa da UNIR e da UFPA, que têm em comum o interesse nas realidades amazônicas e suas implicações para o campo da Comunicação. “A pergunta de fundo que temos levado adiante é como as experiências dos povos amazônicos, com toda a heterogeneidade aí implicada, podem contribuir para uma abordagem inovadora dos processos de comunicação”, explica o docente.
    No artigo as discussões se dão em torno dos fluxos de comunicação materializados em manifestações cotidianas atravessadas pelas imposições da natureza amazônica. Especificamente são analisados os usos dados pela população da cidade de Óbidos, no Pará, às marombas, os caminhos de tábuas construídos durante as cheias do rio Amazonas para garantir a circulação das pessoas de suas casas para o trabalho a a lojas, por exemplo. “Ao construir as marombas o que se vê é a materialização dos fluxos comunicacionais cotidianos”, diz Sandro Colferai.
 
Amazonas: Ruta Milenaria
    A série “Amazonas: Ruta Milenaria” é editada pelo antropólogo peruano Aldo Bolaños e é um projeto em parceria entre a Petróleos Peru e o Observatório Andino del Paisaje, que é dirigido por Bolaños e pela geógrafa Guadalupe Martínez. Como está expresso  no prólogo do quarto volume da série, o objetivo é reunir informações sobre a produção da vida do homem amazônico de maneira a ajudar entender “[...] este vasto e incompreendido aun, territorio verde”. Este volume traz o tema “Amazónia: cuerpo, persona y lugar”. Os outros três volumes foram publicados em 2013, 2015 e 2018, todos pela Ediciones Copé.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.