Publicado em: 06/05/2020 11:13:22.218
O projeto "Confluência do agronegócio, projetos hidrelétricos e do desmatamento na Amazônia: o caso da região fronteiriça Brasil (Rondônia) –Bolívia (Beni)", desenvolvido pelos docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Luis Fernando Novoa Garzon e Daniele Severo, foi aprovado em um concursode projetos de pesquisa com a temática "Expansão Mercantil Capitalista e a Amazônia como nova Fronteira de Recursos no Século XXI", organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).
O trabalho foi apresentado pelo Grupo de Pesquisa Territorialidades e Imaginários na Amazônia da UNIR, que tem interface ainda com o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). No concurso, foram selecionadas 20 propostas entre 150 inscritas.
Luis Fernando Novoa Garzon e Daniele Severo destacam que "Em um cenário de cortes e de sabotagem da pesquisa científica, particularmente da pesquisa em ciências sociais, é uma notícia alentadora. Ao mesmo tempo, é um desafio redobrado fazer o levantamento de dados e dialogar com os atores sociais envolvidos na temática da pesquisa em tempos de pandemia, e quiçá, de pós-pandemia."
Para acessar o resultado do concurso, bem como a notícia, basta utilizar o LINK.